A partir desta segunda (30) 100% dos alunos terão aulas presenciais em Mata de São João

A Secretaria de Educação (SEDUC) de Mata de São João anuncia que a partir da próxima segunda-feira (30) os cerca de 10 mil alunos da rede municipal retornarão para as salas de aula. Apenas os estudantes de escolas e creches municipais que tiverem recomendações médicas terão acesso às aulas remotas.

O município retornou com as aulas presenciais desde o dia 10 de maio e até então os estudantes podiam optar por aulas presenciais ou remotas. Neste período, mais de 6 mil alunos frequentam as salas de aula da rede municipal de educação.

A convocação da totalidade dos alunos para as aulas presenciais se justifica pelo sucesso na segurança sanitária nas unidades de ensino, decorrente de rigorosos protocolos adotados pelo Município. Nenhum caso de contaminação pela covid-19 foi detectado nas 27 escolas e nove creches de Mata de São João desde o retorno às classes.

Todas as unidades escolares foram adaptadas para que sejam cumpridos os protocolos de segurança em saúde e estão cumprindo o distanciamento social. O uso de máscaras, a lavagem das mãos com água e sabão e a utilização de álcool em gel são práticas rigorosamente respeitadas. As escolas também têm tapetes sanitizantes e sinalizações.

Recuperando as aprendizagens – Fora da sala de aula, as crianças estão mais vulneráveis e sujeitas à evasão escolar. “Precisamos recuperar neles a vontade de estudar e entendemos que esse retorno é necessário”, destaca o secretário de Educação do Município Alex Carvalho.

A suspensão das aulas presenciais, causada pela pandemia, gerou perda na aprendizagem e a volta tem como foco a recuperação. “Nosso ponto focal é dar atenção a esses alunos de forma presencial, para que a gente possa compensar o ensino que foi prejudicado”, afirma Alex.

Atendimento – A SEDUC montou um esquema para atender a 50% dos estudantes no turno matutino e os outros 50% no vespertino, respeitando assim os protocolos sanitários. À exceção das turmas de 5º e 9º ano, que estão em tempo integral, os demais alunos realizarão em casa, no contra turno, atividades de recuperação de aprendizagens.

Em eventuais situações de casos de Covid-19, as escolas adotarão o protocolo de afastamento da pessoa contaminada e posterior higienização do ambiente escolar. Os profissionais e alunos que testarem positivo serão afastados das atividades presenciais.

Ensino Remoto – O acompanhamento das atividades remotas será facultativo apenas para crianças que tiverem atestado médico.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados