Campanha de vacinação antirrábica atende 20 mil cães e gatos em cinco dias

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já vacinou cerca de 20 mil cães e gatos nos primeiros cinco dias de esforços em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde a última sexta (20) até a terça-feira (24), aproximadamente 6,5 mil gatos e 13,5 mil cães receberam o imunizante. Deste total, 762 animais foram vacinados via sistema drive-thru, em operação pelo segundo ano consecutivo na capital baiana.

O Subúrbio Ferroviário foi a região que apresentou maior número de vacinados, com 3.021 cães e gatos já imunizados. Por outro lado, o Centro Histórico vacinou 648 animais, o menor índice dentre os doze Distritos Sanitários. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem receber a primeira dose da vacina, seguida do reforço anual.

A expectativa é de que 180 mil animais sejam vacinados até o dia 27 de setembro, quando a campanha chegará ao fim. Conforme a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador, os números iniciais são animadores e o município deve cumprir o objetivo estabelecido para a estratégia.

“Esperamos que esse ritmo de procura pela vacinação se mantenha para finalizarmos a ação com todos os nossos animais imunizados. Para isso, é de extrema importância que os tutores compareçam aos locais de vacinação e façam a sua parte. Os animais requerem todo cuidado com a saúde para um convívio social verdadeiramente seguro”, destaca.

O imunizante está sendo aplicado em 98 unidades de saúde espalhados pela cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas da capital com a aplicação da vacina em pontos volantes e fixos itinerantes. A lista com a relação de pontos fixos, pontos itinerantes e drive-thru podem ser conferidas no site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados