Bruno Reis entrega Cmei completamente reconstruído no Imbuí

Uma nova estrutura, mais ampla, confortável e com todos os itens de acessibilidade são encontrados no novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) União da Boca do Rio, no Imbuí, após requalificação promovida pela Prefeitura. A entrega da unidade escolar, que marca também o retorno de todos os professores à sala de aula na rede municipal de ensino, ocorreu nesta segunda-feira (23) com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, além do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira e da gestora da unidade, Amanda Reis.

O novo imóvel substitui a estrutura em pré-moldado que, diante do estado de degradação devido à ação do tempo, teve que ser demolida para dar lugar a um modelo arquitetônico mais moderno e de alto padrão. Foram investidos mais de R$3,5 milhões no novo prédio de 1.486 m².

O prefeito lembrou que, somente este ano, já foram entregues dez novas escolas. Ainda há mais cinco unidades que estão sendo reconstruídas pela Prefeitura e outras cinco em reforma. “Não há como pensar em educação de qualidade se não oferecer uma escola tão estruturada como esta, onde o aluno tenha conforto para estudar e aprender e o professor se sinta motivado para transmitir o conhecimento”, destacou Bruno Reis.

O secretário da Smed avaliou o momento como importante para a rede municipal de ensino. “Essa escola foi reconstruída em dez meses e vai fazer a diferença na vida de quase 200 crianças que vão estudar aqui. Hoje também marca a conclusão de uma negociação com a APLB que conseguiu que, a partir de hoje, todos os professores e funcionários estejam nas escolas na expectativa para receber os alunos, ainda no sistema semipresencial. Tudo foi pensado para garantir a segurança de todos. Agora é apelar para que as famílias tragam as crianças para as escolas”.

Estrutura – São dez salas climatizadas e com renovação de ar, sala multiuso com divisória retrátil para criação de dois espaços isolados, playground, recreio descoberto, sanitários, estacionamento, refeitório, cozinha com triagem de alimentos, entre outros. Para o setor administrativo, são quatro salas: diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores com copa separada.

Atualmente, a unidade tem 188 alunos matriculados na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) em tempo integral. A nova estrutura poderá aumentar esse número até aproximadamente 250 vagas.

Expectativa – A artesã Patrícia da Silva, de 37 anos, levou o filho Theo Felipe, de quatro anos, para conhecer a nova escola, e chegou a se emocionar com a estrutura. “Ah ficou ótima, com qualidade melhor e mais confortável para as crianças, o prédio está lindo, só tenho a agradecer. Inclusive, acredito que, se tem espaço amplo e confortável, a criança sente até mais ânimo para vir à escola e fazer as atividades. Theo mesmo estava muito ansioso, pedia para voltar a ter contato com os amiguinhos”, relatou.

O engenheiro José Renato Bispo, de 40 anos, também ficou encantado com a estrutura ao levar o filho Felipe, de seis anos. “A unidade está bem ampla, bem moderna, dá de dez a zero em qualquer escola particular. Está mais segura e confortável, com mais brincadeiras, ar condicionado, um espaço bem legal. Me sinto mais seguro e tranquilo com os protocolos e realmente tem que ter esse retorno para que as crianças consigam se desenvolver, inclusive através da convivência com outras crianças”, ressaltou.

Retorno à atividade presencial – O chefe do Executivo municipal reafirmou que a expectativa para o retorno à sala de aula era grande desde o início do ano, mas que, com a chegada da segunda onda da Covid-19, a ação teve que ser adiada para concentrar os esforços para o enfrentamento ao coronavírus. Com ação prevista para maio, os professores solicitaram o retorno apenas após a aplicação da segunda dose e, através do diálogo, foi decidida a data para este dia 23 de agosto.

Ele ainda fez um apelo aos pais para que levem os filhos às escolas, e garantiu que a cesta básica complementar continuará sendo distribuída enquanto o ensino for semipresencial. “Tragam os filhos para as escolas. Podem ter certeza, nesse sistema semipresencial, com 50% da turma em revezamento, é muito mais seguro estar em escolas como essa, com todos os protocolos e equipes que se prepararam para este momento de acolhimento das crianças. Todos os profissionais estão imunizados com a segunda dose e respeitaram o intervalo de 20 dias para imunização. Já estamos mais de um ano e meio paralisados e isso é muito tempo, precisamos nos esforçar muito para recuperar esse tempo perdido”, declarou Bruno Reis.

Novos passos – Foi anunciado também um novo investimento na Educação, na área da tecnologia: a aquisição de tablets com acesso à internet para uso pelos alunos da rede municipal, cujo edital deverá ser publicado ainda esta semana. Além disso, está previsto o uso de registro eletrônico que vai permitir o monitoramento das atividades dos alunos nas escolas. Por exemplo, a chegada e saída dos estudantes será registrada, com aviso para os pais através de SMS, e ações como a merenda escolar e o conteúdo em sala de aula poderão ser acompanhadas através do meio digital. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados