Guarda Municipal e SPMJ realizarão ações para mulheres e jovens

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) firmaram, na última quarta-feira (18), um termo de cooperação que visa realizar uma troca mútua entre os órgãos. A ação permitirá o desenvolvimento de ações e capacitação voltadas para mulheres, crianças e jovens.

O termo inclui, também, o Núcleo de Enfrentamento ao Feminicídio (NEF), e tem como objetivo tratar um grupo específico de homens que foram agressores e que passam por medidas protetivas. Serão realizadas capacitações acerca do que é a violência, masculinidade tóxica, entre outros assuntos.

O coordenador de Prevenção a Violência da Guarda Municipal, James Azevedo explica que a parceria, além de envolver ações preventivas com capacidade de defesa pessoal para as mulheres, tem como objetivo instruir a GCM por meio das formações oferecidas pela SPMJ sobre violência doméstica contra mulheres e crianças.

“O termo se faz necessário porque, através da Coordenadoria de Prevenção à Violência, serão transversalizadas ações de prevenção no sentido de proteger as mulheres, infância e juventude. A SPMJ vai capacitar, de forma continuada, agentes da Guarda fazendo com que nosso grupamento tenha um olhar diferenciado quando se depararem com situações diversas relacionadas às várias formas de violências envolvendo esse grupo”, pontuou Azevedo.

A parceria vai englobar ações como aulas de defesa pessoal para as mulheres, rodas de conversa com psicólogos e diálogos falando sobre os tipos de leis em defesa do público feminino. Para o público infantojuvenil, o grupamento vai realizar ações voltadas contra os tipos de violências que ocorrem no cotidiano doméstico, além de ações de incentivo para que saiam das ruas, incluindo educação e cidadania.

“Oferecemos aulas de boxe e capoeira para os meninos do entorno da Guarda Municipal. As aulas não dialogam somente sobre o esporte, mas incluem a cidadania, combate à LGBTfobia, racismo e direitos e deveres da criança e adolescente, dentre outros temas afins”, esclareceu o coordenador.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados