Morar Melhor entrega 101 casas reformadas em Fazenda Coutos

O bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, foi beneficiado com mais 101 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. As melhorias habitacionais foram entregues pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, na noite desta segunda-feira (16).

Esta é a terceira vez que o Morar Melhor chega à localidade. No total, a iniciativa já promoveu reformas em 832 casas, proporcionando aos moradores mais dignidade e conforto.

O prefeito lembrou que uma das propostas do programa é atender localidades com maior número de residências em situação precária. “Para o cidadão não há nada mais importante que o próprio lar. A casa é capaz de dar conforto, segurança, bem-estar para a família, e isso é investir em qualidade de vida. Esse programa proporciona resgate de autoestima para as famílias, promove uma mudança de verdade na vida das pessoas”, declarou Bruno Reis.

Uma das beneficiadas pelo Morar Melhor, a dona de casa Cintia de Oliveira, de 35 anos e com três filhos, viu o imóvel que recebeu de herança da mãe ser transformado através da iniciativa da Prefeitura. As intervenções englobaram melhorias no banheiro, com colocação de vaso sanitário, e novas janelas e portas, além de pintura e reboco em toda a residência.

“O principal problema que enfrentava antes do Morar Melhor era o telhado. Quando chovia molhava todos os lugares. Na madrugada, tinha que acordar pra colocar balde. Hoje a gente pode dormir sem preocupação”, relatou.

Cintia, que é chefe de família e atualmente está desempregada, disse que sempre enfrentou dificuldades financeiras e que, até então, não havia conseguido realizar uma reforma completa. “Nunca imaginei que seria beneficiária do programa. Já tinha ouvido falar do Morar Melhor e tinha esperança que o programa chegasse aqui novamente. Fiquei surpresa quando soube que minha casa seria modelo. Tô muito feliz”, completou.

Funcionamento – A definição dos serviços nos imóveis beneficiados com o Morar Melhor é feita ainda na fase de cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos. As intervenções englobam pintura e reboco, troca de janelas e portas, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado.

O Morar Melhor já reformou mais de 34 mil casas em mais de 150 localidades. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão. Nesta terceira etapa, o limite de investimento para cada imóvel é de até R$7 mil.

Dentre os critérios avaliados para a escolha das regiões estão: precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), além de maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família. Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. Foto: Bruno Concha/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados