Curso de Libras prepara servidores para atendimento mais humanizado

Para promover a inclusão dos surdos de Salvador ao buscar por serviços públicos municipais, servidores de diversas pastas da Prefeitura têm participado do curso de Formação Básica em Libras. A atividade é promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD).

A capacitação teve início em julho e segue até novembro com carga horária de 100 horas. As aulas são ministradas duas vezes por semana e 397 servidores municipais estão participando da atividade. Por força da pandemia, as aulas têm sido realizadas no formato on-line. Apenas os profissionais do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) estão participando de forma presencial. A turma reduzida, com cinco alunos, permite manter os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.

O professor do curso, Divanildo Oliveira, destacou que o principal objetivo é reduzir os prejuízos da pessoa surda em relação à comunicação em Salvador. Oliveira, que também é surdo, explicou que há diversos entraves na comunicação em todos os espaços e que, por diversas vezes, falta empatia da sociedade.

“Quando a gente tem uma comunicação muito focada no Português, há um prejuízo para a maioria de nós, surdos. A Prefeitura está sendo minha primeira oportunidade de trabalho aqui em Salvador e estou podendo ver possibilidades de crescimento como aqui no Simm, onde estamos nesse processo de aprendizagem. Isso é muito importante porque o surdo tem barreiras de comunicação muito grandes, principalmente no que tange ao mercado de trabalho”, explicou.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Projetos da UPCD, Luana Rodrigues, os cursos são pensados para que o surdo possa ter uma comunicação fluida ao buscar por um serviço municipal. “A demanda de surdos que vem ao Simm atrás de emprego é muito grande. É importante que os profissionais que estão à frente do atendimento ao cidadão tenham leveza na comunicação e entendimento”, pontuou.

Luana ressaltou que a estrutura do curso no Simm foi pensada para que os profissionais sejam treinados para os serviços do atendimento com base nas principais demandas que o público surdo apresenta. No geral, acrescentou, os profissionais que mais buscam pelo curso de Libras são os que atuam nas áreas da saúde e de assistência social.

Qualidade – Para João Victor Vidal, que atua como atendente no Simm há dez meses, o curso tem ajudado a oferecer um atendimento de maior qualidade e com mais dinamismo. “Tanto no âmbito pessoal como profissional é muito melhor saber Libras para se relacionar com as pessoas. Eu sempre tive curiosidade em aprender. Os cidadãos normalmente chegam no Simm com um pouco de medo e não precisa ser assim. Como já sei me comunicar, consigo atender melhor e identificar as demandas”, reforçou.

Além dos servidores, o público geral interessado em aprender Libras também está participando da atividade de forma remota. Para este público a carga horária total do curso é de 80 horas e as aulas são realizadas uma vez por semana. As atividades serão encerradas em outubro.

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