SPMJ promove ações para celebrar Semana da Juventude

Mês de calendário marcante para a juventude, o chamado Agosto Jovem traz de arrasto datas consideradas de grande importância, como o Dia do Estatuto da Juventude (5), Dia do Estudante (11) e o Dia da Juventude (12). Devido à passagem destas datas, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) montou um calendário especial para celebrar, de forma híbrida – tanto on-line como presencial -, uma série de ações que contemplasse os jovens envolvidos nas atividades.

A coordenadora de Infância e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, ressaltou que os temas foram escolhidos pelos próprios jovens, como a Agenda Tik Tok, onde pessoas do setor utilizaram o aplicativo para falar do Estatuto da Juventude. Inclusive, a ferramenta é utilizada para convocar os jovens para a vacinação contra a Covid-19.

“Temos percebido, ao longo deste período de pandemia, uma grande necessidade por parte dos jovens de estarem mais presentes nas atividades, se engajarem nas agendas. Presencialmente ainda é muito complicado, em virtude dos protocolos. Mas, de forma on-line, as respostas têm sido bastante agradáveis. Uma forma de amenizar isso e seguir com os protocolos é a roda de conversa, pois acontece em um espaço controlado, onde podemos garantir a segurança de todos”, explicou Dinsjani.

A Semana da Juventude conta com a participação efetiva de 120 estudantes, além da ação direta de dez colaboradores municipais prestando todo suporte necessário aos jovens. Participam das atividades integrantes dos projetos Sinaleira e Cidadão Aprendiz, ambos da SPMJ, responsáveis pelo acolhimento de adolescentes e jovens em situação de risco social decorrente do trabalho infantil ou de outras violações de direitos e em vulnerabilidade socioeconômica, que estão na condição de aprendizes, com o desenvolvimento da formação teórica e prática da aprendizagem em ambientes simulados no município.

Cronograma – Iniciada na segunda-feira (9), a Agenda Tik Tok envolveu os alunos utilizando a ferramenta para tratar e discutir o Estatuto da Juventude. Nesta terça-feira (10), foram realizadas visitas guiadas ao HUB Salvador, no Comércio, e ao Espaço Colabore, no Parque da Cidade. As atividades contaram com a participação dos jovens dos projetos Sinaleira e Cidadão Aprendiz; do secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo; do diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban; e da secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França.

Próximas atividades:

• 11/08 (quarta-feira) – Tour guiado pela sede da Secis (Comércio) sobre sustentabilidade e resiliência

• 12/08 (quinta-feira) – Pela manhã, Roda de Conversa – A juventude feminina no Agosto Lilás, na Baixa do Camurujipe. E, à tarde, Roda de Conversa – Conhecendo o Agosto Lilás, no Calafate.

• 13/08 (sexta-feira) – Roda de Conversa – Saúde Sexual e Reprodutiva, no Jardim das Margaridas.

• 14/08 (sábado) – Tik Tok sobre o #AgostoJovem – divulgação nas redes sociais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados