Programação aborda benefícios do aleitamento materno para mãe e bebê

Os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe foram abordados em uma palestra realizada na Creche Nossa Senhora das Graças, em Saramandaia, na tarde da quinta-feira (5). A palestra integra as ações voltadas à campanha nacional Agosto Dourado que, por meio do projeto Amamentar Sempre, vai realizar uma série de atividades elucidativas sobre o ato de amamentar na capital. Aproximadamente 30 mulheres participaram da iniciativa, seguindo os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

O projeto Amamentar Sempre é promovido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan). Durante todo o mês de agosto serão realizadas palestras em creches que já são atendidas pela Cosan.

Paralelo a essa atividade, serão publicadas postagens e vídeos nas redes sociais da Sempre abordando a temática. A próxima palestra será na quarta-feira (11), às 14h, na Creche Zezé Operário, no bairro de Fazenda Coutos.

A nutricionista da Cosan, Mariana Vidal Pontes, destacou que é importante dialogar sobre o tema de forma que as mulheres se sintam à vontade para esclarecer dúvidas que, nem sempre, conseguem elucidar durante o pré-natal. “O que a gente visa é justamente aumentar as taxas de amamentação que, infelizmente, estão muito aquém do recomendado pelas organizações nacionais e internacionais. Nosso objetivo é trazer essas informações para evitar o desmame precoce, que traz diversos prejuízos para a criança. O aleitamento materno é a principal estratégia para a redução da mortalidade infantil”, frisou.

De acordo com a recomendação Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser feito de forma exclusiva, sem nenhum outro líquido associado, até os seis meses de vida. Depois deste período a introdução alimentar deve ser iniciada, mas mantendo o leite materno como única fonte láctea até pelo menos os dois anos. Pesquisas mostram, inclusive, que crianças que tiveram a amamentação deste modo apresentam menores índices de infecções respiratórias e até mesmo de diarreia.

“São crianças psicologicamente mais bem preparadas e seguras para a vida pelo vínculo que se estabelece durante a amamentação. Consequentemente elas também são mais bem nutridas. São diversos os benefícios”, destacou a nutricionista.

As vantagens de amamentar também se estendem para as mães como na redução na probabilidade de desenvolver câncer de mama e de útero; retornam ao peso pré-gestacional mais rapidamente; apresentam menor chance de ter hemorragia no pós-parto; e ainda gera economia familiar, já que não precisam gastar com outros leites, fator positivo para famílias em vulnerabilidade social.

Impacto – Mãe de quatro filhos e moradora da Saramandaia, Adenildes Souza Mendes, 39 anos, participou da palestra e compartilhou como o gesto de amamentar foi positivo para sua família. “Todos os meus filhos nasceram prematuros. Eu amamentei todos de acordo com o recomendado pela médica e minha mais velha mamou até os quatro anos. Mesmo com o histórico, nenhum deles nunca teve nenhum problema de saúde e nem precisou buscar hospital. Vejo o quanto foi importante eu ter seguido a amamentação”, contou.

Retorno das ações – O coordenador da Cosan, Wilson Neto, destacou que o Amamentar Sempre é essencial para que as mães se sintam seguras nesta fase da vida. Este mês o projeto se torna mais relevante, já que propaga as ações em conjunto com a campanha Agosto Dourado – dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

“Agosto tem sido um marco para nós, porque retomamos o projeto que estava parado por conta da pandemia. Antes, o Amamentar Sempre funcionava 100% no formato presencial nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Hoje retomamos com ações integradas também de forma on-line”, finalizou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados