Mutirão cadastra adolescentes com comorbidades para vacinação da Covid-19

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta sexta-feira (6), um mutirão para atualização ou cadastro de adolescentes entre 12 e 17 anos prioritários na estratégia de vacinação contra a Covid-19. Os jovens devem ter as doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização na base municipal para habilitação ao imunizante. Somente na manhã de hoje, foram feitos quase 400 novos cadastros.

Até o momento, cerca de 1,8 mil jovens com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município. O mutirão foi uma forma de facilitar o acesso da população ao procedimento, que pôde ser feito mais perto de casa.

O coordenador de Atenção Primária da SMS, Abdon Brito, explicou que o cadastramento é uma forma de o Município saber o quantitativo de adolescentes elegíveis para a vacinação. A lista vai ajudar a SMS no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratégia.

A empresária Daniele Coni aproveitou o mutirão e foi à Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale do Matatu. Lá, ela cadastrou os filhos Rafael, de 16 anos, que é asmático e Daniel, de 14 anos, que tem problemas cardíacos.

“Essa é uma iniciativa fundamental, até para que possam retomar a vida escolar com qualidade e segurança, por exemplo”, ressaltou. Na casa de Daniele, das cinco pessoas do núcleo familiar, três adultos já estão vacinados, faltando apenas os dois jovens.

Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual, no endereço www. comorbidades. saude.salvador. ba. gov. br , para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados