Procon Municipal fiscaliza comércio varejista de Lauro de Freitas na Operação Dia dos Pais

Equipes do Procon Municipal estão realizando fiscalização no comércio varejista de Lauro de Freitas, como parte da operação Dia dos Pais, até o dia 6 de agosto. Nesta segunda-feira (3), a vistoria do órgão de defesa e proteção do consumidor chegou até os estabelecimentos que comercializam artigos masculinos, no Centro da cidade. Duas lojas foram autuadas por ausência de preços nos produtos e constatação de alvarás vencidos.

A Operação Dia dos Pais busca averiguar a forma como produtos estão sendo precificados, se existe validade vencida, bem como coibir possíveis práticas abusivas, além de constatar o cumprimento das normas determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Segundo Breno Mauro Lemos, diretor de fiscalização do Procon Lauro de Freitas, a operação é fundamental na semana que antecede a data comemorativa.

“A fiscalização com foco para o Dia dos Pais começou ontem, dia 2, nos estabelecimentos localizados na Itinga. Lavramos auto de constatação em uma loja desse bairro, por não dispor de medidor de temperatura para o recebimento de clientes. Na notificação demos um prazo de regularização. Ainda vale ressaltar que a operação irá percorrer todo o comércio varejista do município, até o fim desta semana”, ressaltou o diretor Breno. O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (8).

Para a munícipe Ana Cristina Pinto, a presença do Procon Municipal nas lojas dá segurança para realizar compras. “A gente sabe que existe muita propaganda enganosa. E nessas datas assim a gente sempre vê muitas ofertas, mas que muitas das vezes é o preço normal e colocam como se fosse de promoção”, ponderou a consumidora enquanto olhava produtos em loja de calçados, no Centro.

Entre operações de cumprimento de denúncias e outras em parceria com o Estado da Bahia, o Procon Municipal de Lauro de Freitas realiza fiscalizações com base em um calendário comercial. De abril a julho, o órgão já deflagrou as operações: postos de combustíveis, dia das mães, pet shop, agências bancárias, chamas, cupido, petróleo real e outras.

Operação Apollo

Ainda nesta semana, o Procon de Lauro de Freitas segue realizando a operação Apollo, simultaneamente com a do Dia dos Pais, até o dia 6 de agosto. O foco da fiscalização é voltado para as academias instaladas no município, com vista ao cumprimento das normas estabelecidas pelas leis consumeristas e a legitimidade dos profissionais que prestam serviços dentro dos estabelecimentos. A operação é conjunta com o Procon Bahia e o Conselho Regional de Educação Física (CREF – BA).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados