Julho registrou acumulados de chuva acima da média histórica

O mês de julho terminou com chuvas bem acima do esperado em Salvador. De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), os maiores acumulados em julho foram contabilizados nas seguintes localidades: Pirajá (365,2mm), Sete de Abril (358,6mm), Retiro (355,2mm), Capelinha – Vila Picasso (351,6mm), Calçada (335,2mm) e Rio Sena (315,7mm).

A média histórica (normal climatológica) para julho é de 208,6mm. A estação pluviométrica de Ondina, que serve de padrão para a aferição dessa média, contabilizou 255,8mm. As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, então o único existente na cidade.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Salvador – CODESAL, Giuliano Carlos do Nascimento, os fatores que influenciaram para que julho superasse a média histórica de chuvas estiveram associados à passagem de cavados de onda curta e ao deslocamento de sistemas frontais na atmosfera. Ainda segundo ele, em alguns bairros foram registrados maiores acumulados em função do deslocamento do sistema, além da topografia da cidade.

Previsão do tempo

A previsão para esta segunda-feira (02/08) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, ao longo do dia. A tendência é de que essas chuvas reduzam no final do dia. Para o mês de agosto, o meteorologista nforma que a normal climatológica esperada é de 133,5mm, com temperaturas variando entre 20°C (mínima) e 27°C (máxima).

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real através do site www.codesal.salvador.ba.gov.br.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados