Evento virtual marca o lançamento do periódico Ciência em Campo

Foi lançado, nesta sexta-feira (30), no canal SDRBahia, no Youtube, uma nova ferramenta do Governo da Bahia, para a divulgação científica sobre a agricultura familiar, o periódico Ciência em Campo. A publicação é um instrumento virtual interativo, para socializar diferentes modalidades de conhecimentos voltados à agricultura familiar.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológico (Cepex), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Rural.

O periódico funciona a partir de um arquivo PDF interativo, que poderá ser visto e compartilhado por e-mail, WhatsApp e outras redes sociais. Em cada edição será apresentada a produção científica, técnica e experimental dos saberes que interessam à agricultura familiar. O objetivo do Ciência em Campo, além de promover o intercâmbio de conhecimento popular, ancestral, tradicional e experimental, com a área técnica e científica, é fazer com que essas informações estejam acessíveis para os agricultores e agricultoras, além da grande comunidade de apoio a esse segmento, a exemplo de extensionistas, gestores públicos, movimentos sociais, órgãos de pesquisa, ensino e extensão e organizações socioeconômicas, como associações e cooperativas.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, fez uma contextualização histórica da utilização de tecnologias na agricultura familiar e destacou que tanto a iniciativa do periódico, quanto a parceria com as instituições de pesquisa são necessárias: “Essa discussão é oportuna, pois sabemos da importância de tecnificar a agricultura familiar. É um desafio para cientistas e pesquisadores, buscarem, interagirem e criarem condições para que tenhamos esse tema da Ciência, de fato, voltado para que as experiências exitosas da agricultura familiar possam ser multiplicadas, em nível regional e estadual”.

O lançamento contou com a participação da professora do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Débora Simões, que apresentou a importância da divulgação científica e da popularização da Ciência para a agricultura familiar: “O Ciência em Campo é um tipo de projeto que eu acredito, porque visa a popularização e a construção do conhecimento em diálogo”, destacou a professora Débora.

O professor Marcelo Araújo, Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Rural, observa que muitas pessoas ainda têm a ideia errada de que a agricultura familiar não utiliza tecnologia: “Essa iniciativa do periódico é muito importante para atrair a comunidade acadêmica, para desenvolver trabalhos relacionados com a temática da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável”.

A professora Rosely Cabral, que representou a Secti no evento, destacou que o periódico é uma importante ferramenta de difusão de Ciência e promoção de desenvolvimento rural, mediante a troca de conhecimentos, entre a agricultura familiar e a sociedade, garantindo a inclusão de jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais: “Temos um prazer imenso de estar nessa ação e em outras que irão ocorrer conosco nessa direção”.

Ciência em Campo

A primeira edição traz 15 seções, que levam ao leitor o que tem sido produzido no âmbito do conhecimento da agricultura familiar. A partir dos links disponíveis, o leitor poderá acessar conteúdos inéditos, sites, blogs, publicações e redes sociais, incentivando a pesquisa e novos conhecimentos. Os temas são variados e incluem orientações técnicas, mercado, socioeconomia, tecnologias sociais e políticas públicas.

“Esse informativo valoriza todos os esforços de construção e produção do conhecimento dentre os agricultores familiares e suas organizações, da academia e do Governo da Bahia. São mais soluções e mais subsídios para apoiar a agricultura familiar, uma das atividades socioeconômicas mais importantes do estado”, salientou José Tosato, coordenador da Cepex/SDR.

Para assistir ou rever o evento virtual do lançamento do periódico Ciência em Campo acesse: https://bit.ly/2TPc1yo

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados