Campanha estimula preservação e sustentabilidade na Baía de Todos-os-Santos

A campanha Eco Rede Baía de Todos-os-Santos é uma iniciativa em prol da educação socioambiental na Baía de Todos-os-Santos, integrando um programa de sensibilização que visa estimular a reflexão coletiva sobre a responsabilidade de cada cidadão na manutenção dos seus espaços, chamando a atenção para uma baía mais limpa, atrativa e sustentável.

“Esta campanha é fundamental para a preservação desse patrimônio natural que orgulha os baianos. Precisamos multiplicar as ações de conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável. As comunidades dos municípios envolvidos e os turistas devem estar unidos, para evitar a poluição das águas da baía”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

O lançamento oficial da campanha acontece nesta quinta-feira (29) com a divulgação de um vídeo institucional nos canais digitais da Rede de Turismo da Baía de Todos-os-Santos (@redebts). O objetivo é sensibilizar gestores municipais, moradores, visitantes e empreendedores do turismo, principalmente para a questão do descarte dos resíduos sólidos, bem como do importante papel dos(as) catadores de materiais recicláveis neste ciclo.

“Quando me vi desempregado, virei marisqueiro e sempre via muito plástico. Daí surgiu a ideia de uma cooperativa para ajudar a diminuir esse problema, mas sempre houve muito preconceito. Éramos vistos como lixeiros porque boa parte da sociedade não nos enxerga como profissionais. Hoje conseguimos sustentar nossa família com esse trabalho de catadores de resíduos e, aos poucos, vamos quebrando essa visão e divulgando o nosso trabalho, onde quem mais se beneficia é a natureza”, conta Gracias Junior, presidente da Cooperativa de Reciclagem Ebenézer, no município de Candeias.

A campanha inclui ações socioambientais com cooperativas ou associação de catadores de materiais recicláveis nos municípios de Santo Amaro, Vera Cruz, Candeias e São Francisco do Conde, bem como ações de comunicação que contarão com divulgação em mídias sonoras e digitais, realização de lives com especialistas ambientais, além da instalação de placas educativas em alguns terminais da Baía de Todos-os-Santos. Todas as articulações respeitam as normas sanitárias vigentes em decorrência da pandemia do Covid-19.

A campanha Eco Rede Baía de Todos-os-Santos integra o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado da Bahia, executado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Faça sua parte! Faça parte da Eco Rede BTS!

A Baía de Todos-os-Santos

Maior baía do Brasil e segunda maior do mundo, a Baía de Todos-os-Santos (BTS) reúne 18 municípios repletos de belezas naturais, vasta gastronomia e inúmeras manifestações culturais. Tanta riqueza tem um grande desafio em comum: a conservação do meio ambiente, através do descarte correto dos resíduos gerados, sobretudo em tempos de pandemia, quando o isolamento social aumentou consideravelmente o volume de lixo.

Adicionalmente, a ausência de ações estruturantes para a gestão de resíduos sólidos, bem como ações de sensibilização para o descarte adequado, implica na contaminação dos ambientes naturais como praias, rios e cachoeiras, o que impede o uso dessas áreas para fins de lazer e turismo.

Cabe destacar que o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Estado da Bahia – Prodetur Nacional Bahia – apoia a elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em 11 municípios da Zona Turística Baía de Todos-os-Santos.

Além disso, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está elaborando o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Foto: Tatiana Azeviche

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados