Agentes da Educação incentivam doação de sangue

A manhã desta quinta-feira (29) foi especial para os participantes do Programa Agente da Educação, realizado pela Prefeitura em parceria com o Parque Social. Os profissionais participaram de uma ação de doação de sangue, que é realizada pela autarquia desde 2015, e tem como parceiro o Hospital do Subúrbio, localizado em Periperi. Por volta das 9h, cerca de 15 agentes já estavam mobilizados na unidade do Hemoba localizada no hospital, fazendo fotos em frente ao banner alusivo à doação, de forma a convocar outras pessoas a aderir à campanha.

Na cadeira de doação, a responsável por indicar o Hospital do Subúrbio, a Agente da Educação Elane Santana, da Escola Nossa Senhora da Conceição, estava muito feliz e satisfeita em participar de mais uma edição. “Espero que a gente alcance o objetivo maior, que é trazer mais doadores para o Hemoba, e que mais pessoas tenham consciência e saibam que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse a profissional.

Ela fez questão de lembrar que, mesmo quem teve a Covid-19, ou tomou as vacinas contra o coronavírus ou Influenza H1N1 pode fazer a doação. No entanto, é necessário respeitar o intervalo após a cura da doença, ou de cada imunizante, que pode ser de até 15 dias.

Salvar vidas – Terceira agente a doar, Josélia Brito atua na Escola Municipal Álvaro Vasconcelos da Rocha e confessou que poder participar da ação é muito gratificante. “Estou feliz em saber que estou ajudando ao próximo, sendo solidária”. Aos 39 anos, ela afirmou que desde os 18 anos já doa sangue, e todos os anos faz questão de participar da campanha.

Para a coordenadora do Programa Agente da Educação, Renata Souza, é muito bacana fazer parte dessa iniciativa. “Saber que estamos salvando vidas, mesmo em tempo de pandemia, onde a gente perde a esperança às vezes, é a nossa motivação”.

A assistente social do Hospital do Subúrbio, Gabriela Weyhrother, considerou a parceria fundamental para o Hemoba, pois é uma forma de conseguir mais doadores, já que houve uma diminuição no número de pessoas nos postos, em razão da pandemia. Para ela, a parceria com os Agentes da Educação é uma forma de trazer, tanto para o Hemoba central, quanto para o posto em Periperi, a possibilidade de receber mais doadores.

No total, 115 agentes se mobilizaram em diferentes hemocentros de Salvador. No Hospital do Subúrbio a ação contou com a presença dos Agentes da Educação das GREs Subúrbio I, Subúrbio II e Ilhas, que englobam bairros como Alto da Terezinha, Fazenda Coutos, Ilha Amarela, Lobato, Plataforma, Periperi e Paripe. No Hemoba Vasco da Gama, a ação engloba os Agentes da Educação da GRE Orla, composta por bairros como Federação, Alto das Pombas, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados