O subcompacto Fiat 500 elétrico será lançado no Brasil na próxima semana

Na próxima terça-feira (3/8), a Fiat vai lançar no Brasil o 500e, versão 100% elétrica do charmoso carrinho italiano. Na verdade, trata-se do lançamento do primeiro carro elétrico da marca no Brasil, abrindo um leque de opções prometidas pela Stellantis, que prevê ainda a chegada de modelos elétricos e híbridos de outras bandeiras do grupo, como o Peugeot 208 e-GT e o Jeep Renegade 4xe. O Fiat 500 elétrico desembarca no mercado brasileiro no momento em que o modelo icônico comemora 64 anos de história, data que foi lembrada em encontro na Itália.

Após três anos do fim dos estoques da versão a combustão do subcompacto no Brasil, o Fiat 500e chegará em versão única, a Icon, que é a topo de linha. O modelo é equipado com motor elétrico dianteiro de 87kW, que gera até 118cv e 22,4kgfm de torque. De acordo com o fabricante, o Cinquecento elétrico acelera até 100km/h em 9 segundos, com máxima de 150km/h.

Para alimentar o motor, o Fiat 500e conta com um conjunto de baterias de 42kWh, suficiente para garantir autonomia de até 322 quilômetros no padrão WLTP. Número superior aos 234 quilômetros de autonomia do Mini Cooper S E elétrico, um de seus principais concorrentes, que tem motor de 184cv e 27,5kgfm de torque. O Cinquecento elétrico pode ter as baterias recarregadas em uma fonte de energia de corrente alternada de 11kW, necessitando de 4h15 para atingir a carga completa. Já em um carregador rápido de corrente contínua, é possível recarregar 80% da bateria em apenas 35 minutos.

Na Europa, o Fiat500e na versão Icon custa cerca de 30 mil euros (aproximadamente R$ 184 mil na conversão direta e sem impostos), mas a expectativa é de que o subcompacto elétrico chegue ao Brasil com preço entre R$ 200 mil e R$ 250 mil. O Mini Cooper S E é vendido em duas versões: a Exclusive, por R$ 239.990, e a Top, por R$ 264.990. Já o Chevrolet Bolt é vendido no Brasil por R$ 270.170, enquanto o Nissan Leaf tem preço de R$ 277.990. O Chevrolet Bolt EV tem autonomia de até 416 quilômetros (ciclo EPA), e no Nissan Leaf é de 272 quilômetros (ciclo EPA).

Diante da promessa de trazer outros modelos eletrificados para o Brasil, o grupo Stellantis revelou que vai ampliar a infraestrutura de recarga de baterias em 23 cidades em 10 estados do Brasil. Para isso, o grupo firmou parceria com a Ecovaga, programa desenvolvido pela Estapar junto com a Enel X. Serão instalados postos de recarga em shoppings, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino.(CB) foto: Fiat/Divulgação

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