“A Cultura na encruzilhada” é o tema do XVII Enecult que começa nesta terça-feira (27/07)

Mesa de abertura, às 10h, discute os desafios do setor cultural na pandemia

Começa nesta terça-feira, 27 de julho, às 10h, o XVII Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Com o tema “A Cultura na encruzilhada”, a mesa de abertura irá refletir sobre o cenário de escassez de políticas culturais, que impõe uma difícil situação ao setor cultural e aos seus profissionais. O senador Paulo Rocha (PT/PA), autor da Lei Paulo Gustavo, a cantora e compositora Margareth Menezes e a professora Natalia Coimbra, coordenadora do evento, participam da conferência, sob a mediação do ator Jackson Costa. Seguido de debate aberto ao público, o encontro terá, ainda, participações especiais da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), autora da Lei Aldir Blanc, e da Orquestra Sinfônica da Bahia. A transmissão desta e das demais mesas e atrações culturais do evento, todas abertas ao público e com tradução em libras, será feita pelo canal do YouTube (youtube.com/enecult).

O encontro, que segue até 30 de julho, traz para o centro dos debates uma perspectiva humana da cultura como lugar de construção de afetos e de fortalecimento da esperança. Cerca de 1,5 mil pesquisadores de todo o Brasil e de outros países participam dos quatro dias da programação, seja nas 15 mesas coordenadas, nos três Diálogos Emergentes ou na apresentação de artigos em um dos 20 grupos de trabalho e nas atividades culturais – que incluem mostra audiovisual e lançamento de livros. O público também vai poder acompanhar as quatro mesas especiais: a já citada “A Cultura na encruzilhada”, “Impactos da Covid-19 na Cultura: avaliação da Lei Aldir Blanc”, “Brilho e Resistência – Mesa em homenagem à Baga de Bagaceira” e “Cultura: entre a lida e a vida”.

Promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o encontro terá formato online pelo segundo ano consecutivo, em respeito à necessidade de distanciamento social que o momento exige. As apresentações, seguidas de debates, incluem pesquisas sobre uma série de temas fundamentais para pensar o papel da cultura no mundo atual, a exemplo das questões relacionadas a identidades, culturas populares, gêneros e sexualidades, culturas digitais, políticas culturais, e culturas e infâncias e juventudes, dentre outras. A programação completa está disponível no site http://www.cult.ufba.br/enecult.

SERVIÇO:

Abertura do XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult)

Quando: 27 de julho de 2021, terça-feira, às 10h.

Participações: Senador Paulo Rocha, cantora e compositora Margareth Menezes e professora Natalia Coimbra, coordenadora do XVII Enecult.

Mediação: Ator Jackson Costa.

Participações especiais: Deputada federal Benedita da Silva e Orquestra Sinfônica da Bahia.

Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Transmissões de mesas online: YouTube (youtube.com/enecult).

Programação completa do XVII Enecult: http://www.cult.ufba.br/enecult

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados