Ações de proteção à vida promoveram cerca de 160 mil testes rápidos em 2021

No sentido de conter o avanço da pandemia e proteger a vida dos soteropolitanos, a Prefeitura realizou medidas de proteção à vida nos bairros com maiores incidências de infecção pela Covid-19 em Salvador. Somente nas ações realizadas em 2021, por exemplo, foram aplicados 158 mil testes rápidos para detecção do vírus e 47 mil pessoas testaram positivo, nas tendas montadas em 16 localidades atendidas.

Encerradas na última sexta-feira (16), as ações integradas envolveram as secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Boca do Rio, Brotas, Fazenda Grande, Lobato, São Caetano e São Marcos foram as localidades com maior incidência de casos.

Para o coordenador das ações, Fábio Mota, esse trabalho foi muito importante no auxílio de combate à pandemia, principalmente para tirar de circulação pessoas que estavam com o vírus. “Estamos interrompendo as ações, porém, se houver necessidade, caso o número de casos de Covid-19 voltem a subir, retomamos”, reforçou.

O coordenador das testagens pela SMS, Sérgio Medrado, avalia de forma positiva a iniciativa. “Salvador foi uma das capitais brasileiras que saíram na frente com o uso em massa desse tipo de exame e, graças às medidas acertadas que tomamos, conseguimos identificar e encaminhar de imediato ao isolamento pessoas infectadas. Assim, ajudamos a combater a disseminação do vírus e salvamos mais vidas”, disse.

Demais medidas – Além dos testes rápidos, as ações também envolveram distribuição de máscaras, medição de temperatura, higienização e lavagem de ruas, e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em sete meses, mais de um milhão e quinhentas mil máscaras foram distribuídas.

“Em locais com a população de menor poder aquisitivo, a procura por máscaras e testes era intensa. São lugares onde as pessoas não têm condições de adquirir este importante instrumento de proteção. As doações de máscaras foi uma das primeiras iniciativas da Prefeitura”, completou Medrado.

Para conter a proliferação do vírus, a Limpurb efetuou 3.764 ações de desinfecção das vias, nos bairros onde foram realizadas medidas de proteção. A ação consistiu na higienização do local, conforme determinação municipal, e envolveu 82 agentes com pulverizadores costais. Um caminhão-pipa, uma caminhonete e um trator com pulverizador, utilizando hipoclorito de sódio, foram usados nos serviços.

Já a Sempre, através das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), realizaram 2.509 atendimentos e 527 encaminhamentos para serviços socioassistenciais e rede de garantia de direitos. Os colaboradores do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) fizeram 886 abordagens.

“A presença dos profissionais da Sempre nos bairros das áreas de proteção à vida levou para os moradores o cuidado e acolhimento, através das ações de escuta social e encaminhamentos para a rede de serviços socioassistencias. Desta forma, a população pôde contar com atendimento próximo de suas residências e se sentir mais segura neste momento de instabilidade” destacou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Postos de saúde – Mesmo sem as ações de proteção à vida, as pessoas podem acessar o serviço de testagem em 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital baiana, distribuídos nos 12 distritos sanitários de Salvador. São eles:

Centro Histórico: UBS 19º Centro de Saúde Pelourinho, UBS Péricles Esteves Cardoso e UBS Santo Antônio.

Itapagipe: USF Joanes Leste, USF São José de Baixo e UBS Ministro Alkimin.

São Caetano/Valéria: USF Nossa Senhora de Guadalupe – Alto do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato, USF Lagoa da Paixão e USF Boa Vista São Caetano.

Liberdade: USF Santa Mônica, USF San Martin I e USF IAPI.

Brotas: USF do Candeal Pequeno.

Barra/Rio Vermelho: USF Ivone Silveira – Calabar e USF Professor Sabino Silva.

Boca do Rio: UBS César de Araújo e USF Imbuí.

Itapuã: USF Parque São Cristóvão, USF Jardim das Margaridas, USF Vila Verde, USF Ceasa I e II, USF São Cristóvão e USF KM 17.

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho e UBS Calabetão.

Pau da Lima: UBS Dra. Cecy Andrade, USF Vale do Cambonas, UBS Sete de Abril e USF Canabrava.

Subúrbio Ferroviário: USF de Itacaranha, USF Ilha Amarela, USF Rio Sena, USF São João do Cabrito, USF Bate Coração, USF Estrada da Cocisa, USF Vila Fraternidade e USF Fazenda Coutos I.

Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires,

USF Cajazeiras – Jaguaripe I, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande III.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados