Live Tour Salvador apresenta peculiaridades e belezas da Ilha dos Frades

Apreciar a Ilha dos Frades cercada pela Baía de Todos-os-Santos com suas construções seculares e belezas da Mata Atlântica pode ser uma experiência de tirar o fôlego. Quem ainda não teve essa experiência, ou mesmo quiser matar as saudades deste pedaço do paraíso na capital baiana, pode conferir a nona edição da Live Tour Salvador, ocorrida na tarde da terça-feira (20) e disponível nas páginas do Visit Salvador da Bahia no Facebook, Instagram e YouTube.

A Ilha dos Frades pertence a Salvador desde 2007, possui 6 km de extensão e praias paradisíacas como a de Paramana e da Viração. Na visita guiada, o público pode conhecer locais como a praia de Ponta da Nossa Senhora de Guadalupe. Ela é uma das mais famosas da região e foi uma das primeiras a receber a certificação Bandeira Azul no país. O prêmio é concedido a praias que seguem critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

No local há ainda uma série de atrativos para o turista como caminhadas que podem ser feitas no vilarejo e na passarela da praia e opções para a prática esportiva como mergulho e stand-up paddle. Lá também é possível visitar a igreja homônima, construção do século XVII, e que possui uma representação de Nossa Senhora de Guadalupe no teto.

Famosa por suas águas claras e mornas, o acesso à ilha pode ser feito por meio de escunas com saída do Terminal Turístico Náutico, em frente ao Mercado Modelo. O guia de turismo, Luciano Serra, explicou que para conhecer o local não há um período específico do ano, pois a geografia privilegiada permite o visitante curtir as praias mesmo no inverno.

“A melhor época para ir na Ilha dos Frades é o ano inteiro! De agosto a março há uma segurança maior em relação ao sol e, de novembro a fevereiro, temos a alta temporada com dias esplêndidos”, destacou. Uma curiosidade que o guia de turismo trouxe sobre o local é que observada do céu, a Ilha dos Frades possui 15 pontas, sendo que cada ponta é uma praia.

Há ainda opções para apreciar a gastronomia baiana como o restaurante Preta. O local se destaca por servir pratos leves e frescos como o peixe assado com legumes e frutas como pêra, banana da terra, quiabo, cogumelos e molho de ervas. Mas ainda há pratos como camarão com polpa de coco verde e farofa de banana da terra e rolinhos com flor de bananeira.

Outro local que o público passa a “visitar” na live é a Igreja do Loreto. A história da igreja, de acordo com o historiador Ricardo Carvalho, é que a casa de Maria, mãe de Jesus, havia sido transportada para a cidade de Loreto, na Itália, por anjos. Essa devoção se espalhou por alguns países e a igreja foi construída na ilha em referência a esta história.

Iniciativa – Ricardo Carvalho reforçou que iniciativas como o projeto da Live Tour reforçam o quanto Salvador tem potencial para encantar não apenas do ponto de vista histórico, mas também cultural. Ele também destacou que é preciso preservar os patrimônios que possuímos de modo a preservar nossas riquezas.

“Eu sempre digo que não esquecer é fazer justiça e é isso que estamos fazendo aqui. Quando se conserva uma igreja, um patrimônio, mostramos ao mundo o que é a realidade de Salvador. Estamos fazendo justiça aos nossos ancestrais negros escravizados, aos índios que sofreram com a colonização, aos nossos ancestrais europeus e a gente que é a mistura disso tudo”, detalhou.

A Live Tour Salvador é promovida pela Prefeitura, em parceria com a Abav-BA, e transmitida nas redes sociais. Com formato inovador, as apresentações virtuais ao vivo trazem roteiros turísticos da cidade a fim de atrair visitantes da Bahia e do Brasil para a capital baiana. A edição que encerra a maratona acontece na sexta (23), e mostrará os encantos da Barra.

As edições anteriores falaram sobre Itapuã, Beach Clubs, Rio Vermelho, Memorial Irmã Dulce, Humaitá e Bonfim, Rua Chile e Praça Castro Alves, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Igreja do Passo. Quem não pôde acompanhar as lives, pode fazer a maratona com as edições disponibilizadas na página do Visit Salvador da Bahia nas redes sociais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados