Sempre acolhe pessoas em situação de rua que possuem animais de estimação

Uma nova modalidade de acolhimento teve início nas ruas de Salvador durante o projeto Toque de Acolher. Na madrugada fria desta quinta-feira (15), em busca ativa de acolhimento, de forma pioneira, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) abrigou sete pessoas em situação de rua. Entre eles está Aguinaldo Pereira, que não abria mão de levar seus quatro cachorros. Com uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) pensada para isso, ele teve a felicidade de embarcar com seus animais para um lugar seguro e sair da situação de vulnerabilidade.

“Foi emocionante poder dizer sim para ele, que chorando batia o pé de que não iria, pois os cachorrinhos eram sua única família e ele não os deixaria. A criação do canil já foi pensada por conta de outras recusas”, explicou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Para seu Aguinaldo, poder levar seus bichinhos de estimação foi um presente. “Eu vou poder ter mais comodidade, fazer meus corres, pois sou padeiro, tenho minha profissão e ter para onde voltar e meus bichinhos também é uma benção”, agradeceu, mas não deixou de enfatizar que continuará cuidando deles e dando amor.

Abordagem – Desde o início do ano, as equipes de Abordagem Social realizaram 1.683 acolhimentos, percorrendo as ruas de Salvador. Apenas com o Projeto Toque de Acolher, que realiza a busca ativa no período noturno, 227 pessoas em situação de rua foram encaminhadas para as Unidades de Acolhimento da Sempre.

O Toque de Acolher tem como objetivo oferecer oportunidades de vida com dignidade, aproveitando as alternativas oferecidas pelo município. “Realizamos ações periódicas de abordagem social à população em situação de rua em toda a cidade, com a principal meta de reinseri-los de volta às suas famílias e a sociedade”, finalizou Bispo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados