Prefeitura de Salvador realiza campanha sobre cuidados com a saúde do homem

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove campanha educativa sobre os cuidados com a saúde do homem neste mês de julho. A ação ocorre por ocasião do Dia dos Homens, celebrado no Brasil nesta quinta-feira (15).

Os agentes da SMS percorrerão borracharias, barbearias, depósitos e outros estabelecimentos para conscientizar a população de homens adultos, com idade entre 20 e 59 anos, a respeito da prevenção de doenças que acometem preferencialmente este público. A campanha também será realizada nas unidades da rede municipal de saúde.

De acordo com o técnico da SMS para a Saúde do Homem, Igor Mota, as atividades seguem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2008 pelo Ministério da Saúde no âmbito da atenção primária. “O objetivo dessa política é ampliar o acesso dos homens adultos à atenção básica de saúde. Recomenda-se que este público realize exames preventivos ao menos uma vez por ano, a partir dos 20 anos de idade. Mas, por falta desse cuidado, entre outros fatores, os homens morrem quatro vezes mais do que as mulheres em função das mesmas doenças”, afirmou Igor.

Ele informou que o Sábado do Homem, uma das atividades da SMS para o segmento, foi suspenso por força da pandemia, mas que deve ser retomado em breve. “Em um sábado por mês, abrimos as unidades da SMS para atendimentos de odontologia, enfermagem, vacinação, testes rápidos e pré-natal, exclusivamente para os homens. O dia foi escolhido para que este público tenha acesso facilitado aos cuidados de saúde fora do expediente de trabalho”, detalhou Mota.

Risco – Depois dos acidentes, a maior causa de morte dos homens no Brasil são doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. De acordo com os especialistas, o fato decorre de que os homens, em comparação com as mulheres, são mais sedentários, fazem mais ingestão de bebidas alcoólicas e são menos adeptos dos exames médicos de rotina enquanto prática de prevenção de doenças.

O técnico da SMS esclareceu que a detecção precoce do câncer de próstata, a partir da identificação dos sintomas pelo exame médico, sobretudo de homens com idade superior aos 40 anos, é a prescrição das autoridades de saúde para essa doença.

Outros procedimentos – Igor Mota orientou ainda que os homens interessados em se submeter ao procedimento de vasectomia devem comparecer a uma unidade de saúde da rede municipal. O posto fará o encaminhamento da solicitação ao Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), responsável pela realização desta cirurgia, em convênio com a SMS.

De modo semelhante, aqueles que precisam tratar alguma disfunção sexual, como ejaculação precoce e disfunção erétil, também devem procurar atendimento numa Unidade Básica de Saúde (UBS) para que o tratamento seja encaminhado para uma clínica conveniada.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados