Ministério da Educação apresenta Cronograma Nacional de implementação para o Novo Ensino Médio

Nesta quarta-feira (14), o Governo Federal anunciou o Cronograma Nacional de implementação para o Novo Ensino Médio. Escolas de todo o país terão até março de 2022 para começar a implementar o currículo divido em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, sendo o primeiro os conteúdo obrigatórios e o segundo as disciplinas que poderão ser escolhidas pelos alunos de acordo com seus interesses.

Para o diretor do Sistema de Ensino pH Cláudio Falcão, se antes os professores trabalhavam “todos os conteúdos de todas as disciplinas para todos os estudantes”, a reforma estipula um máximo de 1.800 horas para a Formação Geral Básica ao longo do Ensino Médio.

“Estamos acostumados a trabalhar um modelo de aula a vida inteira e, agora, teremos que fazer uma reflexão sobre quais conteúdos vamos trabalhar com todo mundo.” Por outro lado, é interessante ressaltar que os Itinerários Formativos possuem um mínimo de 1.200 horas, sem limite. “Eu posso dar 3.000 horas de Itinerários. A escola também é livre para escolher a distribuição. Um exemplo: se quiser dar as 1.800 horas de formação básica no 1º ano do Ensino Médio, e ter o 2º e 3º só com Itinerários, é possível.”

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados