Guarda Civil treina novos profissionais para remover enxames de abelhas

A Guarda Civil Municipal (GCM) está capacitando mais 30 agentes para capturar enxames de abelhas na capital baiana. Com atividades iniciadas na segunda-feira (12), no Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade (Itaigara), o curso será encerrado nesta quarta-feira (14), com atividades práticas no Sindicato dos Produtores Rurais, situado na cidade de Santo Amaro.

O curso é voltado para profissionais lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e ocorre em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeb/Senar). De acordo com a Central de Operações da GCM, são registradas, em média, 28 solicitações de remoção de enxames na cidade por mês.

O supervisor do Gepa, Robson Pires, explicou que os chamados são comuns devido à geografia local. “Salvador é uma cidade que possui muitas áreas de resquícios de Mata Atlântica, tem uma variedade significativa de abelhas sem ferrão, que são nativas. Mas a cidade também abriga abelhas com ferrão, uma espécie exótica importada com o intuito de produzir mel em grande quantidade, visto que a produção da nossa abelha nativa é pouca se comparado com a exótica”, explicou.

Os conteúdos abordados da capacitação incluem temas como biologia da abelha, hábitos e habitat, manejo, captura e destinação dos enxames. Após finalizar o treinamento desta turma, a Guarda Civil passará a contar com 60 profissionais aptos a atuar no manejo das abelhas.

Para a remoção dos enxames é necessária a utilização do kit de equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por macacão próprio para o manejo, máscara, luvas e botas, de modo a cobrir todas as partes do corpo. Para realizar o serviço é necessário ainda usar um fumegador, equipamento que produz fumaça de modo a acalmar as abelhas e evitar ataques.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados