Bike Salvador completa 3 milhões de viagens

O Bike Salvador, sistema de bicicletas compartilhadas, atingiu a marca de 3 milhões de viagens realizadas desde 2013, quando foi inaugurado o projeto, juntamente com o Movimento Salvador Vai de Bike. As laranjinhas, como são conhecidas, vêm desde então contribuindo com a estratégia de disseminação e incentivo ao uso da bicicleta na capital baiana. No total, o sistema possui 400 bikes e 50 estações distribuídas pela cidade.

O coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, afirma que esse número mostra que a capital baiana está no caminho certo quando o assunto é o planejamento e a busca por melhorias constantes na mobilidade das bikes. “Para se ter uma ideia, de 2013 a 2018 tínhamos cerca de um milhão de viagens realizadas. Nos últimos três anos dobramos esse número, gerando essa soma de três milhões de viagens ao longo desses quase oito anos de projeto. Salvador é uma das cidades do Brasil que mais tem incentivado o uso da bicicleta entre a população e podemos ver isso nas ruas. Continuaremos buscando cada vez mais espaços para o meio de transporte mais sustentável e econômico que existe.”

“Em um comparativo de maio deste ano com o mesmo mês, em 2020, foi registrado um aumento de 1.000% no número de usuários. Junto a isso, o marco no número de viagens ilustra a adesão cada vez maior dos soteropolitanos pelas laranjinhas, que têm proporcionado impactos positivos para a cidade e para o planeta”, comenta Nicole Barbieri, gerente regional da Tembici, empresa responsável pela operação do sistema que tem o patrocínio do banco Itaú.

Cuidados sanitários – O sistema também tem adotado todos os protocolos sanitários necessários para evitar a transmissão da Covid-19. Em março deste ano, foi implantada uma nova funcionalidade no projeto: a liberação de todas as bicicletas por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos nas estações para destravar a bike. Basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento. A função está disponível nas plataformas Android e iOS.

A Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, quando ainda estão no centro de operações da empresa todos os veículos são lavados com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a empresa solicita que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.

Movimento – Lançado em 22 de setembro de 2013, por iniciativa da Prefeitura, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) é um amplo conjunto de ações integradas de incentivo ao uso da bicicleta na capital, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade. Através da iniciativa, em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Trasalvador), foi ampliado para cerca de 300 km a infraestrutura de ciclomobilidade, a exemplo de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados