Projeto Pilar terá cadastramento iniciado este mês pela Prefeitura

A Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e o Instituto Carlinhos Brown se reuniram, na quarta-feira (7) com moradores, comerciantes, empresários, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. Na ocasião, foram apresentadas as etapas do cadastramento do Projeto Pilar, que será iniciado ainda este mês.

O encontro foi realizado em ambiente virtual e reuniu 53 participantes. O objetivo foi sensibilizar os atores locais sobre a importância do cadastro social, urbanístico e cultural, que dão suporte para o Plano de Regularização Fundiária e Urbanística e o Plano Cultural.

“A partir dessa etapa, se consolida o compromisso de construção coletiva do Projeto Pilar, envolvendo as orientações para os projetos e ações nas dimensões urbanística, socioeconômica, cultural e educacional no fomento ao uso habitacional e à regularização fundiária”, observa a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

O Projeto Pilar é objeto de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Mário Leal Ferreira e o Instituto Carlinhos Brown. A iniciativa tem como premissa promover o desenvolvimento sustentável do território inserido no bairro do Comércio com a realização de um conjunto de ações urbanísticas, culturais, educacionais, econômicas e de incentivo ao uso habitacional.

Dentro do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital baiana, a região do Pilar é demarcada como uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

A Regularização Fundiária da Zeis Pilar é a segunda executada pela FMLF, que recentemente aprovou o Plano Urbanístico da Gamboa /Unhão.

“A região do Pilar e todo o Centro Histórico de Salvador dialogam diretamente com a história de construção do Brasil e clamam por melhorias há muito tempo. A construção coletiva desse projeto é um importante movimento sustentável de olhar, agir e recuperar nossa riqueza humana e cultural”, ressalta o cantor e compositor Carlinhos Brown, primeiro músico brasileiro a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.

Solicitação – Na oportunidade, moradores solicitaram à FMLF e à Prefeitura-Bairro uma visita dos órgãos competentes no prédio Pilar, situado na Avenida Jequitaia, para avaliar as rachaduras existentes. A moradora Ilzinalva Moura dos Santos, 59 anos, afirmou que nas últimas noites de chuva e vento não dorme, assustada com os estalos que ouve. “Sentimos medo de o prédio alagar ou desabar”, disse. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) se comprometeu a vistoriar o imóvel.

Andamento – Em maio deste ano, um edital, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), teve como intuito a contratação de serviços técnicos especializados para execução de pesquisa socioeconômica, cultural e serviços de cadastramento físico-territorial georreferenciado em 214 imóveis da região. A ação faz parte da elaboração do Diagnóstico Urbanístico, Socioeconômico e Cultural para subsidiar as ações no âmbito do Projeto Pilar.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados