Prefeitura promove adoção responsável de gatos de colônia em Piatã

A Prefeitura, sob a coordenação da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está promovendo um cadastro de pessoas interessadas em adotar os animais presentes na área conhecida como colônia de gatos, em Piatã. Além disso, no local, os técnicos verificam periodicamente se os bichanos precisam de algum atendimento específico, após o incêndio ocorrido no último domingo (5).

De acordo com a assessora técnica da Dipa, Natália Melo, a ação de adoção responsável serve também para conscientizar os cidadãos no sentido de evitar que abandonem os animais. A estimativa é de que vivam na colônia cerca de 200 gatos. “A solução é ter consciência que você tem um bichinho que precisa de amor e carinho, não é um brinquedo”, destaca. Os interessados podem entrar em contato com a Dipa através do Instagram (@diretoriaanimalsalvador).

Natália complementa que alguns gatos foram levados para passar por avaliação médica e já foram castrados, adotados e estão sendo entregues nos lares. “Sempre mobilizamos para que as pessoas adotem. Já temos gatos castrados na colônia, até porque tivemos Castramóvel em Piatã que fez este serviço, e tivemos a procura de pessoas que estão se mobilizando para adoção daqueles que vivem no local”, disse Natália.

A lavadeira Maria José da Silva esteve em Piatã na segunda-feira (6), onde adotou uma gatinha, a quem deu o nome de Luna Vitória, “por ser uma vitoriosa”. Moradora de São Cristóvão, ela afirmou que, se fosse possível, levava todos para casa.

“Há tempos que quero adotar um gatinho, aí disseram pra vir aqui que eu ia conseguir. Quando vi a reportagem daqui da colônia me interessei mais ainda, me arrumei e vim. A história de Luna é longa, e achei isso que fizeram com os animais uma tremenda malvadeza e um grande crime. Se fizeram isso com os animais, imagine com seres humanos”, diz Maria José.

Castração – O projeto de castração municipal atende a cães e gatos a partir dos seis meses até os cinco anos. Para realizar o procedimento, é necessário que o animal esteja com a vacina antirrábica em dia e encaminhar o CPF, comprovante de residência e telefone de contato do proprietário ou responsável para agendamento através do e-mail dipa @gmail. com.

É necessário também enviar as informações do animal, como data de nascimento, pelagem e quilo. A partir daí, já entra na lista de espera para a castração gratuita, que é feita no Castramóvel e em clínicas parceiras.

Ações anteriores – Nos últimos meses, a Dipa tem intensificado o trabalho de combate ao abandono de animais na colônia de gatos em Piatã com a realização de ações educativas, mutirão de castração para evitar o aumento da população de bichos em situação de rua e campanhas de adoção responsável. A Prefeitura continua a acompanhar a situação no local, no sentido de garantir a saúde e bem-estar dos animais e dos cidadãos. Foto: Igor Santos/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados