Salvador: Projeto Horta em Casa abre novas inscrições nesta quarta (7)

Quem não foi contemplado mês passado com um kit horta e o treinamento de como montar as plantinhas dentro de casa, terá outra oportunidade este mês. Isso porque a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) lançou o segundo chamamento do projeto Horta em Casa para novas inscrições, que começam nesta quarta (7), a partir das 8h, e se encerram às 11h59 de quinta (8). Os interessados devem consultar o edital disponível no site da Secis, no endereço www. sustentabilidade. salvador. ba. gov. br , e se inscreverem através de formulário acessível no mesmo endereço.

Assim como aconteceu no primeiro chamamento, serão contemplados os 100 primeiros inscritos que estiverem com a documentação completa, de acordo com o edital. Pessoas com o mesmo endereço que outras que já tiverem sido contempladas na edição anterior não poderão aderir ao projeto. Até novembro, serão 600 kits distribuídos ao todo, necessariamente, em endereços residenciais diferentes.

“Estou contente com o retorno positivo desse projeto. Foram mais de 3,6 mil inscrições no mês passado. Nesses tempos de pandemia, quando devemos sempre manter o cuidado consigo e com o próximo, a horticultura tem contribuído para reduzir o estresse e proporcionar maior bem-estar, além de viabilizar uma alimentação mais saudável e de baixo custo, graças às hortaliças cultivadas no conforto e segurança da própria casa”, afirma a titular da Secis, Edna França.

Como participar – Para se inscrever, será necessário preencher um formulário on-line com todos os dados exigidos, anexando as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Além disso, serão critérios de seleção residir na capital baiana e ter mais de 18 anos. O resultado com os nomes dos selecionados será publicado, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis.

Capacitação – A cada 100 kits entregues, os contemplados serão divididos em dois grupos e, a fim de realizarem a montagem da horta, irão receber capacitação remota por meio de plataforma de videoconferência. Além disso, orientações técnicas, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de fotos ou vídeos das jardineiras montadas poderão ser feitas através de aplicativo de mensagens. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Material – Cada morador selecionado receberá um kit horta, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

A equipe da Secis entrará em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário de entrega do kit e o treinamento. A divisão por Prefeituras-bairro será adotada, para facilitar a logística de distribuição dos materiais. Foto: Igor Santos/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados