Coelba e Instituto Neoenergia lançam curso gratuito para o mercado cultural da Bahia

A Coelba e o Instituto Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, abriram as inscrições para o segundo curso online e gratuito, parte do projeto “Caravana Energia que Transforma”. Dessa vez, o curso terá como tema “Captação de recursos para projetos socioculturais”. A formação é destinada a produtores culturais, gestores de organizações sem fins lucrativos (ONGs) e grupos que atuem com iniciativas socioculturais na Bahia.

As inscrições podem ser feitas a partir de um banner no site da Coelba (www.coelba.com.br) e na página do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br), no banner do projeto localizado na página principal. As vagas são limitadas e os confirmados receberão posteriormente a comunicação sobre sua participação. O curso será realizado no dia 20 de julho, por meio da ferramenta ZOOM, de 9h às 17 horas.

A Caravana Energia Que Transforma é mais uma contribuição no enfrentamento à pandemia da COVID-19 dirigida à área sociocultural – uma das mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades desde o ano passado.

De acordo com Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, dentre muitos segmentos, o de arte e cultura foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia, impactando toda sua cadeia produtiva.

“Como Arte e Cultura é um dos pilares de nossa atuação, percebemos que era importante a realização de um projeto como a Caravana nesse momento, para ajudar esses profissionais na proposição de novas ações, e especialmente a pensar nessa nova reconfiguração pós pandemia, que ainda não sabemos como será, mas que exigirá, certamente, mais persuasão na proposição de projetos”, diz Renata.

O objetivo da Caravana é capacitar gestores socioculturais da Bahia na criação de novos projetos da área, melhoria na sua gestão e, consequentemente, ampliar as chances na captação de recursos em diversos editais.

A Caravana Energia que transforma trabalha com três cursos online ao longo de 2021. “Quando começamos a desenhar a iniciativa, pensamos no nome Caravana porque remete à ideia de chegar a muitos lugares e, em nosso caso, levando conhecimento e inclusão social, que é um dos nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável e sociocultural do estado”, diz Flávia Fonseca, analista do Instituto Neoenergia.

Cronograma do curso

O primeiro curso online aconteceu em março com o tema Criando Projetos Socioculturais Inovadores e teve a participação de 60 gestores culturais. O segundo curso, de Captação de Recursos, acontecerá no dia 20 de julho e o terceiro, voltado para o Planejamento Estratégico, está previsto para 18 de outubro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados