Iluminando Nosso Bairro chega à localidade de Vila Laura

Quem passa pelas ruas da localidade de Vila Laura relata que aumentou a sensação de segurança e conforto na localidade, após a ação de modernização da iluminação pública promovida pela Prefeitura através do programa Iluminando Nosso Bairro (INB). A entrega simbólica dos 410 pontos de luz em LED – substituindo as antigas lâmpadas de sódio – contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, dentre outros gestores.

De acordo com o prefeito, as melhorias também devem acontecer em Brotas, Macaúbas, Matatu e Santo Agostinho. “Quando a gente investe em iluminação há diversos motivos e benefícios. O principal deles é, sem sombra de dúvidas, contribuir para a segurança pública, além de outras ações na área social, geração de empregos e renda, educação e equipamentos de lazer”, declarou.

O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou que o sistema é o que há de mais moderno no mundo e traz economia para os cofres públicos. “Aqui estamos fazendo toda iluminação com recursos próprios, do cidadão soteropolitano. Falta substituir em torno de 56 mil pontos de 180 mil que Salvador possui. A estimativa é que a cidade tenha 100% de iluminação em LED no início do ano que vem”, completou Bruno Reis.

Para o advogado Luiz Costa, de 43 anos e morador de Vila Laura há duas décadas, a nova iluminação mudou completamente a realidade do bairro. “As ruas eram escuras e davam medo de andar em horários mais tarde da noite. Como aqui é um lugar com bastante residência e com certa concentração comercial, a iluminação vem agregar em muito na nossa rotina, dando mais movimento e segurança”, declarou.

Benefícios – As lâmpadas em LED são mais eficientes porque precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar luminância equivalente à potência das tradicionais luminárias em vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo. A durabilidade das peças em LED também é superior, tendo vida útil entre 25 mil a 100 mil horas, enquanto as de sódio chegam a contabilizar entre 18 mil a 32 mil horas de uso.

Os equipamentos em LED colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois, não há existência de gases no bulbo da lâmpada e os materiais de fábrica utilizados são, em sua maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza. Além disso, os refletores e as luminárias que são instalados nesse processo de modernização da iluminação pública em Salvador são compatíveis para receber o sistema de telegestão que permite, dentre outros serviços, controlar os equipamentos de forma remota, assim como realizar a identificação imediata de ocorrências para manutenção.

Balanço – Apenas este ano, o INB já beneficiou 15 localidades da capital baiana. Já foram alcançados com o programa os bairros de Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, onde foram instalados total de 3.910 pontos de iluminação em LED, além de Campinas (843 pontos), Cosme de Farias (1.659), Tancredo Neves (1765), Alto do Coqueirinho (88), Resgate (389), Ribeira (469) e Mussurunga (2.660).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados