Tabuleiros de acarajé foram entregues a 15 baianas cadastradas da Abam

Após a passagem do Fogo Simbólico da Independência da Bahia em Candeias, na quinta-feira (1º/7), o prefeito e a vice-prefeita, Dr. Pitágoras Ibiapina e Marivalda da Silva, respectivamente, acompanharam a entrega dos 15 tabuleiros concedidos pelo Governo da Bahia às baianas de acarajé cadastradas na Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingaus, Receptivo e Similares da Bahia – Abam, que participaram do Curso Reprodução de Saberes, Fazeres e Identidade do Ofício das Baianas.

As aulas fazem parte do projeto “Histórias, Memórias e Acervos do Memorial das Baianas de Acarajé”, do Ska Reggae, que visa oferecer orientações e capacitação às baianas de acarajé da cidade. Estiveram presentes a coordenadora da Abam, Rita Santos, a representante do Ska Reggae, Luana Osvaldo, e o representante da Abam em Candeias, Ruben do Malê. O secretário de Cultura e Turismo, Professor Val, acompanhou a entrega às profissionais que tiveram as lições na Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista, no mês de abril.

As baianas demonstraram a alegria ao receberem as peças. Já a coordenadora da Abam, Rita Santos, agradeceu à prefeitura com a disposição do espaço para o curso. “Essa foi uma importante parceria para as baianas. Agora, eu peço a regulamentação do decreto municipal para torná-las patrimônio do município”.

O curso é ofertado pelo Governo do Estado em parceria com a Abam, por meio da Lei Aldir Blanc com incentivo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC e do Ministério do Turismo e tem o apoio da Prefeitura de Candeias por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados