Temperatura caiu: entenda a diferença entre rinite, resfriado, gripe comum e Covid-19

A Bahia não possui um inverno rigoroso, mas não podemos negar que nesse momento ocorre uma queda de temperatura, ventos fortes e muita chuva em nosso estado. Para o médico e presidente da Associação Baiana de Otorrinolaringologia (ABAO), Marcos Juncal, essa mudança de estação é motivo de alerta em relação às doenças respiratórias. Isso porque a época é propícia para a proliferação de vírus e a mudança de comportamento das pessoas, que ficam mais tempo em ambientes fechados. Por isso, é importante saber a diferença entre os principais problemas desse período, que são a gripe comum, as manifestações alérgicas, a rinite, e agora a Covid-19.

Marcos Juncal conta que, no caso da gripe comum, os principais sintomas são febre, tosse, garganta inflamada, dores na cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga. A duração costuma ser de cinco a sete dias. Cabe aqui destacar as características dos resfriados, que também são comuns. “Os sintomas são parecidos com os da gripe, porém mais brandos e com uma duração menor, em torno de dois a quatro dias. Destacam-se a coceira no nariz e a irritação na garganta, seguidos de tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve”, relata Juncal.

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, podendo acontecer nas formas aguda, crônica, infecciosa e alérgica. O tipo alérgico, que costuma ser mais comum, pode ser desencadeado por mudança de estação, poeira, pólen, fungos, pelos de cães e gatos, dentre outros. O otorrinolaringologista conta que a obstrução nasal, coriza, espirros seguidos, coceira no nariz, na garganta e nos olhos são os sintomas mais típicos.

Covid-19

Causada pelo vírus SARS-CoV-2, a Covid-19 pode provocar uma grande variedade de manifestações no organismo dos humanos, dos mais leves aos mais graves. “Casos brandos podem ser assintomáticos ou mais fortes podem provocar episódios de tosse, dor na garganta e cabeça, coriza, perda de olfato e paladar, calafrios, fadiga e febre por cerca de 15 dias. Já o tipo grave traz esses sinais, além de desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória, pneumonia grave e até levar o paciente a óbito.

Recomendações

Em geral, os cuidados com a rinite, o resfriado e a gripe envolvem a ingestão de líquidos, repouso e tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas. Vale ainda manter o ambiente arejado e higienizar superfícies de alto contato. Com a Covid-19, no entanto, não há nenhum remédio eficaz, comprovado cientificamente para tratamento, sendo a vacinação, o distanciamento social, a utilização de máscaras, o uso de álcool em gel 70% e a higienização das mãos os métodos mais eficazes de prevenção. Como os sintomas podem ser confundidos, a dica é fazer imediatamente o isolamento e buscar orientação de um médico, a fim de fazer a testagem e iniciar os cuidados específicos. Foto ilustrativa

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados