Coelba reforça atenção para a segurança nas festividades juninas

Com a maioria das pessoas dentro de casa, é importante redobrar a atenção para prevenir e evitar acidentes domésticos envolvendo a energia elétrica.

As festas juninas sempre tiveram grande relevância na cultura baiana. Neste ano, devido à pandemia, muitas celebrações foram canceladas e as comemorações irão se concentrar nos núcleos familiares, dentro das casas. Mas é importante manter a atenção com a segurança. Nesse período, muitos acidentes podem ocorrer se os cuidados não forem mantidos.

É sempre necessário evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente. Nunca se deve manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. A Coelba ressalta que todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados.

Ainda dentro de casa, é importante utilizar corretamente os pontos de contato com a energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.

“Um ponto importante nesse período é o cuidado com a decoração. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.”, comenta Harley Albuquerque, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia, controladora da Coelba.

Como ainda estamos em pandemia, a distribuidora recomenda ainda a manutenção dos cuidados sanitários básicos para evitar contaminações e a propagação do coronavírus. É fundamental manter o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção e reforçar a higiene das mãos. A Coelba também lembra que em diversas localidades as tradicionais fogueiras e as brincadeiras com fogos estão proibidas. Por isso, é importante se informar antes das comemorações.

A guerra de espadas deve ser evitada neste período. Além de provocar aglomerações, aumentando o risco de contaminação com a Covid-19, a atividade pode ser prejudicial ao fornecimento de energia elétrica, visto a possibilidade de atingir postes, fiações e equipamentos elétricos do sistema de distribuição da Coelba.

E caso as comemorações sejam feitas em lugares abertos, a Coelba alerta para sempre manter distância de fios elétricos e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. Da mesma forma, as fogueiras devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia. O calor pode provocar curtos-circuitos e danificar a rede elétrica.

E por último, um cuidado fundamental é com o perigo de soltar balões. A brincadeira pode provocar incêndios ou acidentes graves se os balões caírem sobre redes de distribuição elétrica ou ainda sobre subestações de energia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados