Trocando Receitas Juninas é tema de live gastronômica neste sábado (19)

O projeto Alimento da Alma – Ocupação Gastrocultural do Café-Teatro Nilda Spencer promove, neste sábado (19), às 15h, a aula aberta Trocando Receitas Juninas. O evento é realizado em parceria com a Comunidade Slow Food Alguidá, que prepara receitas de comida de verdade. A ação foi contemplada pelo edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O encontro acontece na plataforma Google Meet, e a inscrição gratuita pode ser feita através do link disponível na bio do Instagram @slowfoodsalvador . A aula terá a participação da chef Margot Souza, que tem vasta experiência como gastrônoma, pós-graduada em Cozinha Brasileira, cozinheira profissional, consultora e personal chef especializada em alta gastronomia.

Quem também participa da live é Rose da Silva, professora, historiadora e especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça. Como culinarista, ela está à frente da Flor de Licuri, que agrega valor aos produtos da terra a partir da herança identitária, buscando referências na cozinha intuitiva e afetiva.

Resgate – A idealizadora do projeto, Isabela Moreira, afirma que o objetivo é resgatar as receitas de São João tradicionais, até porque é uma época em que se comemora a colheita, tem relação com a natureza, e isso tem se perdido com os anos. Ela, que é uma das mentoras do Slow Food Salvador, faz uso de produtos orgânicos, e a ideia da live é também falar de receitas sem o milho transgênico e nem produtos industrializados.

Além disso, Isabela espera, através da apresentação, resgatar o hábito da troca de receitas, costume das gerações passadas. “Hoje, quando queremos alguma receita, não vamos mais consultar no caderno, e sim no Google e no YouTube. A gente está perdendo essa troca, essa tradição e a gente quer algo nesse sentido. Por isso convidamos as duas chefs que já trabalham com agricultura familiar e slow food.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados