Deputado Josafá defende revitalização do Porto das Sardinhas

A revitalização do Porto das Sardinhas, localizado no bairro de Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi solicitada pelo deputado Josafá Marinho (Patriota) ao governador Rui Costa em indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O parlamentar lembra que o Porto das Sardinhas existe há mais de 50 anos. Segundo ele, o lugar era inicialmente utilizado como atracadouro de canoas e barcos, assim como pelos pescadores para atar rede. “Com o decorrer do tempo, tornou-se uma grande fonte de renda, vendendo cerca de dez toneladas de pescado por dia para pessoas de todos as partes do Brasil, com forte destaque para as sardinhas”, diz Josafá, no documento

Ele argumenta que o porto necessita de manutenção adequada e atenção específica, com melhorias no processo beneficiamento, condicionamento, transporte, limpeza, armazenamento e comercialização dos pescados. “São diversas as demandas existentes, a exemplo da revitalização com uma reforma geral, criação de galpão, box, disponibilização de pias, torneiras e espaço apropriado para tratar, armazenar e expor os peixes. Destaque-se, ainda que, com a dura rotina da pescaria, iniciada durante a madrugada, os trabalhadores também pleiteiam melhores condições de deslocamento, visto a suspensão das atividades do trem”.

Como explica o legislador, o Porto das Sardinhas tem sofrido diversos impactos em função das marés altas, chuvas fortes, escassez de infraestrutura e indisponibilidade de itens essenciais básicos. “Sabe-se que o Estado, nos termos do Art. 164 da Constituição Baiana, deve sempre atuar no sentido de promover o desenvolvimento econômico, assegurando a elevação do nível de vida e bem-estar da população, conciliando a liberdade de iniciativa com os ditames da justiça social. Assim, faz-se imprescindível a revitalização mencionada”.

O parlamentar destaca ainda que a situação do porto gera impactos na saúde da população, em face das condições sanitárias inadequadas. “Vale salientar que em tempos de pandemia, a necessidade de revitalização do Porto das Sardinhas se mostra ainda mais urgente, uma vez que o espaço precisa estar devidamente adequado, a fim de permitir o fortalecimento das medidas preventivas”, conclui Josafá.

Comerciantes cobram melhorias para o local

Em entrevista ao Repórter Hoje em julho de 2020, o vendedor autônomo Júnior Figueredo, aproveitou a oportunidade para cobrar das autoridades um pouco de atenção ao local. “Aqui temos o melhor preço, mas somos carentes de tudo. Precisamos de água encanada, de um cais, banheiro e box padronizado para comercialização e tratamento dos peixes, entre outras coisas. Confira entrevista exclusiva no vídeo abaixo:

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados