Iluminando Nosso Bairro proporciona novo clima em Mussurunga

Mussurunga é a mais nova localidade de Salvador a ter iluminação pública modernizada após instalação de 2.660 pontos de LED por meio do programa Iluminando Nosso Bairro (INB). A intervenção foi entregue nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Bruno Reis, em solenidade simbólica na Rua Professor Plínio Garcez de Sena e que reuniu também a secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, e o diretor de Iluminação Pública (Dsip) da pasta, Junior Magalhães.

De acordo com o prefeito, o investimento do INB em Mussurunga – no valor de R$3 milhões – é o maior já realizado em um único bairro. “Esse programa é um dos cases de sucesso da Prefeitura. Não há uma cidade que esteja em um estado tão avançado de modernização da iluminação com recursos próprios, do cidadão. Até o início do próximo ano, toda a cidade deverá estar iluminada em LED”, destacou Bruno Reis.

“O melhor resultado do Iluminando Nosso Bairro é que ele ajuda no enfrentamento à insegurança. Além disso, deixa a localidade mais bonita, a convivência mais agradável. As pessoas assim têm mais segurança em andar na rua, principalmente quem sai de manhã cedo e volta pra casa à noite, proporcionando assim melhoria de qualidade de vida”, completou o gestor.

A iniciativa abrangeu 398 logradouros em Mussurunga e proporcionou mudanças visuais significativas para pedestres e motoristas que circulam pela região à noite. Cada vez mais adotada em centros urbanos de todos os cantos do mundo, a iluminação pública com tecnologia LED – que significa Light-Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – é o que há de mais moderno no mercado, possuindo diversas vantagens se comparado a modelos anteriores.

No quesito eficiência, esses novos dispositivos precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar luminância equivalente às potências das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo. A durabilidade das lâmpadas de LED também é superior, tendo vida útil entre 25 mil a 100 mil horas, enquanto as de sódio chegam a contabilizar entre 18 mil a 32 mil horas de uso.

Outro benefício é que os equipamentos em LED colaboram para sustentabilidade do meio ambiente, pois, não há existência de gases no bulbo da lâmpada e os materiais de fábrica utilizados são, em sua maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza.
Além disso, os refletores e as luminárias que são instalados nesse processo de modernização da iluminação pública em Salvador são compatíveis para receber o sistema de telegestão que permite, dentre outros serviços, controlar os equipamentos de forma remota, assim como realizar a identificação imediata de ocorrências para manutenção.

Transformação – Morador de Mussurunga há 40 anos, o eletricista Edvaldo Jesus, de 63 anos, revelou o impacto do programa no bairro. “Nunca tinha visto alguma ação como esta que foi capaz de transformar 100% toda a iluminação. Aqui era muito escuro, tanto que o ambiente causava receio aos moradores, que se sentiam inseguros.”

A baiana de acarajé Dulce Silva, 33 anos, acredita que a nova iluminação vai, inclusive, trazer impactos positivos na venda dos quitutes. “Além de embelezar mais o bairro, encoraja as pessoas a saírem mais de casa e frequentar espaços públicos para lazer e passeio, mesmo que rapidinho devido à pandemia. Acredito que isso, consequentemente, vai colaborar para aumentar o movimento e o fluxo de vendas”, destacou.

Balanço – Apenas este ano, o INB já beneficiou 14 localidades da capital baiana. Já foram alcançados com o programa os bairros de Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, onde foram instalados total de 3.910 pontos de iluminação em LED, além de Campinas (843 pontos), Cosme de Farias (1.659), Tancredo Neves (1.765), Alto do Coqueirinho (88), Resgate (389) e Ribeira (469).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados