Peças produzidas por alunos da FCM são expostas no Shopping Paralela

Nas mãos de crianças e adolescentes atendidos nos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS) da Fundação Cidade Mãe (FCM), materiais que seriam descartados ganharam um toque especial e se transformaram em esculturas, quadros e mobiliários que estão em exposição no Shopping Paralela até o próximo dia 27.

Fruto de uma parceria entre a instituição e o centro comercial, a exposição FCM em Movimento reúne 67 peças artísticas. O material foi produzido por crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social durante o curso Artesão com Material Reciclável, realizado nos CCS e nas Unidades de Acolhimento Institucional.

O professor de arte Gilson Cardoso relatou que, para a produção das peças, foram utilizados materiais como garrafas pet, papel, madeira e ferro. Os alunos aprenderam diversas técnicas para desenvolver as obras, a exemplo de papietagem, papel machê e pinturas, entre outras.

A pequena Sophie se encantou com o jogo gigante de xadrez que faz parte da exposição e recebeu instruções do pai sobre o esporte. “Um xadrez desse tamanho é muito lúdico e ela está aprendendo a praticar, então atraiu a atenção. Eu gostei muito da exposição com objetos recicláveis, há muitas produções boas aqui. Eu sempre tive um apoio muito grande nas escolas de arte em Paris, por isso acho muito importante iniciativas como essa”, contou Georges Henry, pai de Sophie e artista plástico parisiense.

Para a advogada Melissa Vega, de 40 anos, que também apreciou a exposição, essa é uma iniciativa muito importante. “Se o projeto ajuda uma pessoa já é válido, quando engloba várias crianças e adolescentes, então, é melhor ainda. São ações que estimulam a criatividade e abrem outras possibilidades para os jovens envolvidos”, opinou.

Valorização – A presidente da FCM, Isabela Argolo, afirmou que essa tem sido uma grande oportunidade de valorização do fazer daqueles que muitas vezes não são vistos ou lembrados, que são justamente as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e até mesmo com vínculos familiares rompidos.

“Nós desenvolvemos diversas oficinas na FCM com o foco no resgate da cidadania. A intenção é que cada um possa se identificar como um ser que faz a diferença, que é valorizado e com as suas potencialidades sendo lembradas e resgatadas para que, a partir daí, possa reconstruir o seu projeto de vida, dando um novo rumo a sua própria história”, afirmou.

Para a gerente de Marketing do Shopping Paralela, Renata Sousa, receber a exposição é apoiar o trabalho da FCM e também contribuir para a valorização das atividades e do desenvolvimento de crianças e adolescentes acolhidos pela instituição. “Que a exposição seja apreciada por todos que a visitarem e que também possam contribuir com a ação Xodó Solidário e doar 1kg de alimento não perecível para a ONG Compaixão, outra parceira da FCM”.

Centros de Convivência – Os Centros de Convivência Socioassistencial da FCM, vinculada à Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), integram a área de proteção básica no município. Têm a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Atualmente há cinco unidades do CCS em Salvador, situadas nos bairros de Saramandaia, Periperi, Engenho Velho de Brotas, Piatã e Chapada do Rio Vermelho. Além de toda a estrutura física adequada ao atendimento infantil, os equipamentos contam com uma equipe multidisciplinar formada por educadores, merendeiras, profissionais de serviços gerais e assistentes sociais.

Nesses locais são promovidos oficinas culturais, jogoterapia, cursos de capacitação, informática, apoio pedagógico, psicológico e atendimento psicossocial para crianças e familiares. As atividades estão ocorrendo de maneira virtual devido à pandemia. Foto: Jefferson Peixoto

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados