Live Tour Salvador passeia pela cultura e história de Itapuã nesta terça (15)

Mais uma edição do projeto de fortalecimento do turismo Live Tour Salvador irá ao ar às 16h desta terça-feira (15), dando início aos roteiros ao vivo pela cidade. Sob o comando do apresentador José Raimundo, a primeira visita será ao bairro de Itapuã e os participantes serão o historiador Murilo Mello, o repórter Pablo Vasconcelos e os guias de turismo Pedro Neto, da agência Voyage, e Moisés Pinheiro, da agência Turisbike. A live completa poderá ser conferida no canal Visit Salvador da Bahia, disponível no YouTube, Instagram e Facebook.

Moisés Pinheiro fará um passeio de bike por alguns pontos importantes do bairro, mostrando um pouco por que é tão mágico passar uma tarde em Itapuã. “Os pontos que não podem deixar de ser vistos são a Sereia, o Farol de Itapuã, a Rua da Música (antiga Rua K) com o entorno, onde moraram vários artistas ícones da nossa cultura, a exemplo de Vinícius de Moraes e Juca Chaves. Eu também incluo o Parque das Dunas, que está nas proximidades, é um parque ambiental muito bonito e será uma referência nos próximos anos”, opina Pinheiro.

Ele conta que antes da pandemia o turismo ciclístico era muito requisitado porque, com a bicicleta, as pessoas têm a chance de se envolver com os nativos e sempre ficam surpresas com a receptividade do baiano. “As pessoas que fazem o turisbike sempre comentam: Poxa, que lugar bacana! Que gente boa que é o baiano”, conta.

Guia de turismo há 20 anos, Pinheiro elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Acho que será um ótimo empreendimento para o turismo da cidade. Nós somos o berço do Brasil, o país nasceu na Bahia, e além da história, nós temos muitas coisas boas a oferecer: a comida, o ritmo de música, a dança e o sincretismo religioso são alguns dos itens que para o turista são novos e aguçam a curiosidade”.

História – Já o historiador Murilo Mello, autor do perfil no Instagram @Murilomellohistória, apresentará uma linha do tempo do bairro, iniciando pela etimologia do nome Itapuã e passando por diversos outros fatores marcantes. Nem todos sabem, mas o bairro já foi uma sesmaria e cenário de uma revolta indígena, temas que serão abordados na live.

Mello falará ainda sobre alguns fatores que atraíram moradores para a região, cada um à sua época. Alguns deles foram a pesca de baleia, que fomentou a economia local por um período, e as construções do aeródromo em Santo Amaro de Ipitanga e da Avenida Octávio Mangabeira, facilitando o acesso ao bairro.

Mas o boom de moradias se dá mesmo na década de 1970, com a construção da Avenida Luís Viana Filho (Paralela). Quem assistir à live também terá mais informações sobre a riqueza cultural e religiosa do bairro, com as Ganhadeiras de Itapuã, a igreja, a música e os grupos afro, entre outras manifestações culturais e religiosas.

“Eu achei bastante pertinente e significativa a ação das lives. Eu fiquei feliz com a atitude. A Bahia e o povo de Salvador agradecem essa ação. Além de fomentar o turismo, ela aumenta a autoestima do baiano, porque conhecer melhor o local ao qual você pertence é importante para a autoestima e para o conhecimento, memória e identidade”, declara o historiador.

Charme – A programação de terça-feira do Live Tour Salvador terá ainda contribuições do guia de turismo Pedro Neto, que vai citar alguns atrativos sob a ótica da experiência dele no turismo. “Itapuã é um bairro muito charmoso com opções de lazer e entretenimento para o dia e para a noite, e eu vou citar alguns desses pontos de visitação. Vou falar sobre a estátua de Vinícius de Moraes, situada em frente ao memorial do poeta, que também abriga o restaurante Casa di Vina, muito bem avaliado pelos visitantes. Vou falar um pouco sobre o acarajé de Cira, a divisão das praias do bairro, a muralha de uma residência com letras de canções de Vinícius de Moraes, entre elas a clássica ‘Uma Tarde em Itapuã’”, revela.

Projeto – O Live Tour Salvador foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e com a parceria da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), visando fortalecer o turismo interno. A programação foi iniciada ontem com uma apresentação de abertura feita pelo jornalista José Raimundo – que comandará as próximas edições – e segue para a exibição das lives às terças e sextas-feiras, sempre às 16h, com duração média de 1h.

Os vídeos contam com a participação de um guia de turismo, cadastrado no Ministério do Turismo (MTur), e de um historiador, além de repórteres convidados, mostrando roteiros e atrações turísticas da cidade. Os roteiros foram sugeridos por agências de receptivo filiadas à Abav e contam com a curadoria da Secult. As experiências apresentadas contemplam os segmentos de sol e praia, história e cultura, gastronomia e esportes náuticos.

O público do Live Tour vai poder interagir pelo perfil das redes sociais com perguntas e comentários em tempo real durante a transmissão. Além disso, será possível entrar em contato com as agências de receptivo para a compra de pacotes de viagem, esses contatos estão disponíveis em um hotsite vinculado ao portal salvadordabahia. com.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados