Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil motiva sensibilização no sábado (12)

O trabalho infantil é uma das piores formas de violação de direitos cometidas contra crianças e adolescentes. Para conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realiza atividade de sensibilização da campanha “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”, no sábado (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A ação acontece no piso L3 (Praça de Alimentação) do Salvador Shopping, das 10h às 16h.

Em Salvador, a Sempre coordena o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para o enfrentamento ao problema. São promovidas ações de informação e mobilização; identificação de violação de direitos; proteção social com atividades socioeducativas e atendimentos socioassistenciais; alinhamento com órgãos fiscalizadores; acompanhamento e monitoramento de ações com órgãos parceiros.

“O trabalho infantil, principalmente entre 14 e 17 anos, ainda se apresenta de forma expressiva na sociedade brasileira. Por isso é tão importante realizar ações de conscientização sobre os malefícios dessa violação de direitos para o desenvolvimento físico, educacional e psicológico, principalmente nesse momento de enfrentamento à pandemia, quando algumas famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica estão recorrendo à força de trabalho de crianças e adolescentes para complementação de renda”, pontuou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), por meio dos atendimentos, também identificam essa violação de direitos. As estruturas realizam encaminhamentos de crianças, adolescentes e suas famílias para entidades que prestam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de outros órgãos da rede de garantia de direitos.

Demais ações – Na terça-feira (15), às 10h, será realizada Oficina de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Lar Fabiano de Cristo, em Coutos, para os educandos da instituição. A aula será ministrada pelas facilitadoras Adriana Vieira, técnica de referência do Peti na Sempre, e Sarah Mabell, analista de monitoramento e avaliação de projetos da Plan International Brasil.

No dia 18, é a vez de uma live temática, a ser transmitida pelo perfil @sempresalvador no Instagram, às 14h. O encontro terá a mediação de um representante da Sempre e a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Superintendência Regional do Trabalho (SRTRE-BA) e o Lar Fabiano de Cristo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados