Salvador: Projeto Horta em Casa divulga lista de selecionados

A Prefeitura divulgou os 100 primeiros selecionados para o Horta em Casa, lançado no dia 1º pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) em celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (6 de junho). A finalidade do projeto é beneficiar com um kit de horta e capacitação os interessados em aprender como plantar e cuidar de hortaliças na própria residência. A lista pode ser consultada no site sustentabilidade. salvador. ba. gov. br .

Em apenas dois dias de inscrições, na quarta (2) e quinta-feira (3), o Horta em Casa reuniu 3.637 interessados. “Pela quantidade de inscritos, que foi um sucesso, a gente percebe o quanto a população tem se voltado para práticas de vida mais saudáveis, muito em função da pandemia que ainda vivemos. Nunca foi tão importante cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente e, sem dúvida, a alimentação faz parte disso”, comentou a secretária da Secis, Edna França.

Ela explicou que o Horta em Casa, concebido em observância aos protocolos de segurança e isolamento social adotados na pandemia, é uma extensão do programa de Hortas e Pomares Urbanos, que desde 2016 já implantou mais de 50 hortas em escolas municipais e áreas de Salvador. “A horticultura contribui para reduzir o estresse e proporcionar maior bem estar, ao tempo em que viabiliza uma alimentação mais saudável e de baixo custo, graças às hortaliças cultivadas no conforto e segurança da própria casa”, concluiu Edna.

Funcionamento – Nesta quinta-feira (10), serão entregues 35 kits para a primeira turma, que participará do treinamento virtual neste sábado (12). Nas duas próximas quintas-feiras (17 e 27) e nos dois próximos sábados (19 e 26), as demais turmas serão atendidas com a entrega dos kits e com o treinamento, respectivamente.

Cada morador selecionado receberá um kit, contendo jardineira retangular plástica de 45 cm; até quatro mudas de hortaliças (entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa); oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno.

No total, o projeto distribuirá 600 kits de horta aos respectivos contemplados em endereços residenciais diferentes ao longo de seis meses. As pessoas com o mesmo endereço de outras já contempladas não poderão participar dos editais. A próxima seleção deverá acontecer em julho próximo.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados