“De nada adianta punir agressores se a sociedade não ressignificar a visão que tem da mulher”, diz Ireuda Silva em artigo

Em artigo publicado no site “Nexo Jornal”, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), defende políticas públicas para proteger a vida da mulher. No ano passado, os canais Disque 100 e Ligue 180 receberam uma denúncia de violência contra a mulher a cada cinco minutos, segundo o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos.

“De acordo com a pasta, 72% dessas denúncias eram relacionadas a casos de violência doméstica e familiar. A maioria dessas mulheres são declaradas como pardas, com idades entre 35 e 39 anos e renda de até um salário mínimo. Já o perfil mais comum dos suspeitos é de homens brancos, de 35 a 39 anos. Ainda de acordo com o ministério, maio foi o mês de 2020 com mais denúncias; nesse período, início da pandemia do novo coronavírus, as pessoas ficaram mais tempo em casa, aumentando o convívio da vítima com seus agressores”, diz, no texto.

A republicana pondera que “de nada adianta punir agressores se a sociedade não ressignificar a visão que tem da mulher. Precisamos romper barreiras, fazer com que as pessoas entendam que o lugar da mulher é onde ela quiser e garantir que tenhamos as mesmas possibilidades que os homens de conquistar espaços, direitos e voz. Nossas vitórias sempre são alcançadas de maneira muito mais árdua, porque as pedras que encontramos em nosso caminho são maiores e mais pontiagudas. Enquanto a estrada trilhada pelas mulheres tiver mais obstáculos, a injustiça resistirá como uma erva-daninha”.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados