Guarda Municipal vai utilizar drones para vistoria em parques

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram, esta semana, de um curso de Operador de Drone. A capacitação foi promovida com o intuito de preparar os agentes para utilização do equipamento, inicialmente no monitoramento dos parques municipais, dando mais eficiência e segurança às ações nesses locais. Na próxima semana, a partir da segunda-feira (7), a ação envolverá agentes do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac).

Durante quatro dias, seis agentes lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) receberam a instrução, com total de 40 horas. As aulas abordaram aplicações, regulamentação pertinente, planejamento e segurança de voo, diagrama da aeronave, procedimentos e ferramentas aplicadas a missões reais e aplicativo de voo: diagnóstico e especificações.Todo o curso foi ministrado através da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu).

O instrutor e também agente Fred Miranda afirmou que a atividade contou com uma ementa abrangente, mostrando que a operação de drones vai além de apenas apertar botões. “Tentamos fazer uma capacitação abordando os conceitos gerais, especificações das aeronaves, limitações, condições favoráveis e sobre como a tecnologia é usada em várias aplicações nos dias de hoje”.

O GCM Anderson Andrade foi um dos alunos da primeira turma. “Foi espetacular e vai ajudar no nosso trabalho ao ampliar a nossa visão. É algo que necessitamos, principalmente nos parques”, pontuou.

Para o supervisor do Gepa, Robson Pires, a capacitação é mais uma ferramenta de trabalho que permitirá aos agentes uma fiscalização mais precisa nos espaços públicos e parques. “A medida vai contribuir para que o cidadão tenha mais segurança”, destacou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados