Salvador tem ampla programação pelo Dia do Meio Ambiente

A capital baiana será palco de ampla programação, durante todo este mês de junho, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo sábado (5). Respeitando as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 na cidade, as ações serão realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com órgãos municipais e demais entidades.

Para a titular da Secis, Edna França, a pauta do Meio Ambiente é de toda a população. “Ao longo desses anos, a Prefeitura tem realizado diversos projetos e iniciativas na cidade. O objetivo é reduzir ao máximo os impactos negativos à natureza e ao meio em que vivemos, tanto no campo da arborização urbana, com os plantios e a abertura e requalificação de parques, como também na agenda de mudanças climáticas, com a construção do Plano de Ação Climática de Salvador. Ou seja, há um esforço grande do município em cuidar da cidade e dos soteropolitanos, para que tenhamos um ambiente e uma cidade cada vez mais saudáveis para se viver”, analisa.

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destaca que as iniciativas servem para sensibilizar as pessoas. “Queremos provocar uma reflexão sobre o quanto a ação de cada um impacta de forma positiva ou negativa na preservação do nosso meio ambiente”, pontua o gestor.

Horta em Casa – Já na terça-feira (1º) foi lançado o projeto Horta em Casa, que irá contemplar 600 cidadãos selecionados – divididos em seis grupos de 100 – com um “kit horta”, a fim de promover o cultivo doméstico de hortaliças. Os interessados devem consultar o edital e realizar suas inscrições nesta quarta (2) e quinta-feiras (3) pelo site www. sustentabilidade. salvador. ba. gov. br .

O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (7) no mesmo endereço. Os primeiros kits serão entregues nos dias 10 e 11, enquanto o treinamento do grupo inaugural será no dia 12.

Meliponários – Além do projeto Horta em Casa, serão inauguradas ainda este mês mais duas hortas urbanas, uma no bairro do Cabula VI e outra no Jardim das Margaridas, e também cinco meliponários serão entregues, que são aqueles conjuntos de colmeias de abelhas sem ferrão.

Plantios e pomar – No sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, ponto alto da celebração, dez mudas de espécies nativas da Mata Atlântica serão plantadas na orla da Boa Viagem, às 9h. Além dessas, no mesmo dia, serão plantadas 20 árvores na Avenida Centenário e outras dez no Parque da Cidade.

Além desse total, a Secis segue executando a Operação Plantio Chuva no mês de junho, que irá plantar cerca de 600 árvores na cidade. Para finalizar o mês, um plantio de árvores frutíferas será realizado na comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário, no dia 30. Ao todo serão 20 mudas, entre pitangas, acerolas, goiabas e carambolas.

Limpeza dos oceanos – Também no sábado (5), a Limpurb participa como um dos apoiadores da ação de limpeza dos oceanos na Praia da Gamboa, no entorno do Solar do Unhão. Promovida pela Destilaria Paramana com parceria da Associação Comercial da Bahia (ACB), a iniciativa está prevista para iniciar às 6h da manhã.

Pontos verdes – Dentro da campanha “Repense, reambiente-se”, a Limpurb realizará uma série de ações, que envolve a instalação de cinco novos pontos verdes em diferentes bairros da cidade. Entre os dias 7 e 11 de junho, locais que hoje são utilizados para descarte irregular de resíduos serão transformados em áreas verdes, nas localidades de Santa Cruz, Itapuã, Cassange, Cidade Baixa e Cajazeiras XI.

Doação de composteiras – Na terça-feira (8) o órgão, por meio da BF Serviços Ambientais, doará composteiras caseiras para restaurantes localizados nas Ilhas de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos. Além das composteiras, o projeto “Fruto Sustentável” também doará hortas para que o adubo gerado seja utilizado no cultivo das hortaliças dos próprios restaurantes.

Outras ações – Assim como em anos anteriores, a Limpurb apoiará duas intervenções em estabelecimentos comerciais da cidade. No Salvador Shopping, acontece a Exposição Salvador Recicla – Atitude Responsável, Cidade Limpa, do artista plástico Gilson Cardoso. A exposição está aberta até o próximo dia 15, no Espaço Gourmet, 1º piso.

Já no Salvador Norte Shopping, a pasta municipal disponibilizará um peixe coletor que ficará no mall, a partir desta quinta-feira (3) até o domingo (6). A peça é uma das ações a serem promovidas pelo shopping, a fim de conscientizar a população sobre educação ambiental.

Repense, Reambiente-se – O conceito “Repense, Reambiente-se” está voltado para conscientizar toda a população no novo modus operandis do indivíduo, como é preciso desconstruir a ideia e concepção de sustentabilidade, natureza, ecologia, meio ambiente.

O conceito Repense foi criado para refletir acerca da relação indivíduo e ambiente, como ele consome e descarta seus resíduos, pensando no cenário atual de pandemia, na população e nas questões ambientais, como, por exemplo, a mudança climática.

Já o Reambiente-se visa integrar e compreender a nova dinâmica do seu mundo, do outro, e de toda a natureza. Não é deslocar-se para outro lugar, mas devolver o modo como o ser humano se conecta e se enxerga no mesmo espaço. Evoca um sentimento de compaixão e empatia com o ambiente, cuja ideia é reformatar e inserir-se nele de modo sustentável, consciente e retroativo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados