É falso que Lula foi ‘expulso’ por manifestantes em Itanagra, cidade na baiana

Circula por grupos de WhatsApp que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “expulso” recentemente da cidade de Itanagra, na Bahia, a 91 quilômetros de Salvador. O conteúdo é acompanhado de um vídeo de 39 segundos que mostra um ônibus com o adesivo “Lula pelo Brasil” passando por apoiadores (com boné vermelho) e manifestantes contrários. Pelo áudio, pessoas que não apoiam o petista gritam “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão” e outros xingamentos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o que circula no whatsapp:


A informação analisada pela Lupa é falsa. Lula não foi “expulso” recentemente do município baiano de Itanagra. A última vez que Lula esteve na Bahia foi em novembro de 2019, pouco depois de deixar a prisão em Curitiba. Na ocasião, ele participou de uma reunião da Executiva Nacional do PT em Salvador. De acordo com a assessoria de imprensa do ex-presidente, a viagem ao estado naquele ano não incluiu passagem por Itanagra. Pelas redes sociais do ex-presidente, é possível ter uma ideia da agenda recente. Ele teve compromissos em cidades como Diadema (SP) e Brasília, e não na Bahia.

O vídeo, que viralizou também pelas redes sociais, foi gravado em março de 2018, durante a passagem da caravana Lula pelo Brasil por municípios gaúchos. Na ocasião, manifestantes contrários aguardavam o petista em São Vicente do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Uma gravação feita naquele dia pelo Movimento Brasil Livre (MBL) mostra a mesma cena. Diferentemente do que sugere o conteúdo que circula atualmente, o ex-presidente não foi expulso. Embora tenha sido hostilizado por manifestantes, ele foi também recebido por apoiadores.

Os ônibus que aparecem no vídeo integraram a caravana Lula pelo Brasil, realizada em 2017 e em 2018 quando o petista era pré-candidato a presidente nas eleições de 2018. O projeto começou justamente na Bahia, onde participou de atividades em Salvador, Cruz das Almas, São Francisco do Conde, Feira de Santana e Jandaíra. Na época, ele foi recebido por uma maioria de simpatizantes, embora, em Salvador, manifestantes contrários tenham protestado.

A caravana foi hostilizada em algumas cidades por onde passou, especialmente na região Sul do país. Em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, por exemplo, o grupo foi recebido com ovadas. Contudo, não há registro de que ele tenha sido efetivamente expulso de nenhuma cidade do país.(Folha)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados