Rede de Ensino de Salvador incentiva a leitura através de plataforma digital

Com a continuidade das aulas remotas, alunos e professores contam com as plataformas digitais para as aulas em 2021

A pandemia da COVID-19, decretada em março de 2020, mudou a realidade de diversos setores. Na educação, todos os segmentos tiveram as aulas presenciais canceladas e as escolas adotaram o método de ensino à distância, após alguns dias de paralisação geral. Com isso, os centros educacionais precisaram buscar alternativas para continuar com o conteúdo programático, e o principal auxílio encontrado foi a tecnologia. O uso das ferramentas tecnológicas no ambiente educacional já é realidade há algum tempo, mas em 2020 elas se tornaram uma das únicas possibilidades para que os alunos pudessem dar continuidade nas atividades escolares. Em 2021, responsáveis, alunos e professores continuam contando com esse auxílio para o cumprimento do ano letivo durante as aulas remotas. É o caso do Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Salvador (BA), que buscou soluções para dar continuidade ao projeto de incentivo à leitura, utilizando a plataforma digital Árvore.

“Nesse cenário de aulas remotas, uma plataforma digital de leitura pode e deve ser usada como fonte de estudo das diferentes disciplinas da escola, ampliação de repertório do aluno, suporte para pesquisa, avaliação de habilidades de leitura e acompanhamento dos educadores da aprendizagem de suas turmas”, avalia Letícia Reina, gestora pedagógica da Árvore, a maior plataforma de leitura digital para educação básica do Brasil e um dos reforços tecnológicos, que atende instituições públicas e privadas e beneficia mais de um milhão de alunos.

Em 2020, a base de escolas que utiliza a Árvore no Brasil se tornou cinco vezes maior. Hoje, o streaming de livros conta com mais de um milhão de estudantes em mais de 3 mil escolas públicas e privadas em todos os estados do país. “Esse crescimento no último ano aconteceu em parte por conta da necessidade do ensino remoto durante a pandemia. Porém, observamos também que a digitalização do ensino e uso de tecnologias para potencializar a educação já era uma tendência, que acelerou no último ano”, analisa João Leal, CEO e cofundador da Árvore.

Para Letícia, usar os dados que as plataformas digitais oferecem sobre o desempenho do aluno possibilita que as mediações sejam mais assertivas e que as instituições tenham um direcionamento mais personalizado para o processo de ensino e aprendizagem. “Com o uso da plataforma é possível indicar os livros, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e incentivar o engajamento por meio da nossa gamificação”, detalha.

Suporte em momento desafiador

Logo que aulas presenciais foram suspensas, o Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Salvador (BA), buscou uma alternativa para continuar, de forma remota, com os projetos literários. “A Árvore veio como instrumento de fomento à leitura e forma de entretenimento também, pois ficamos sem acesso à biblioteca física e lá as crianças usavam os serviços com frequência. Com a paralisação, ficamos impossibilitados de colocarmos alguns dos nossos projetos em prática pela falta da biblioteca. Então, quando firmamos a parceria com a Árvore, foi o sopro de esperança que precisávamos”, explica Patrícia Ferreira, bibliotecária do colégio. Para ela, os alunos ganharam tempo, comodidade e não perderam o hábito de ler.

Estabelecer uma rotina de leitura estando distante do colégio nem sempre é fácil, mas poder contar com ferramentas que auxiliam os alunos, proporciona um aprendizado contínuo. Aluna do quarto ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora da Conceição, Luísa Mercer, conta que mantém seu hábito de leitura e aproveita ao máximo a ferramenta disponibilizada. “Minha rotina de leitura melhorou muito durante a pandemia, desde que estamos com aulas remotas já li 28 livros. A Árvore facilitou o acesso às aulas, aos conteúdos e as informações necessárias para os meus estudos”, conta.

Sobre a Árvore

A Árvore é uma plataforma de leitura digital para instituições públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e é a maior plataforma de leitura digital para educação básica do país. Além disso, utiliza a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades e relatórios de leitura.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados