Campanha da Prefeitura de Salvador reforça atenção de motociclistas no trânsito

A Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, lançou uma campanha publicitária que alerta para as fatalidades e lesões graves decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas, principalmente, devido ao excesso de velocidade. As peças integram as ações promovidas pela autarquia municipal neste Maio Amarelo, que visa alertar sobre a segurança viária.

No vídeo, exibido na TV, nas principais mídias e nas redes sociais da Prefeitura, um motociclista pilota em alta velocidade, realizando ultrapassagens e manobras arriscadas, antes de entrar em colisão com um automóvel num cruzamento de vias. Outdoors espalhados por algumas vias da cidade também alertam sobre a importância da redução da velocidade como forma de reduzir as mortes de motociclistas no trânsito.

Do total de acidentes registrados nas ruas da capital baiana nos quatro primeiros meses deste ano, 68% envolviam motocicletas. A Transalvador registrou 526 acidentes envolvendo motociclistas, que resultaram em 15 mortes desses condutores.

No vídeo, o diretor de Urgência e Emergência da capital baiana, Ivan Paiva, informa que, de cada dez acidentes de trânsito registrados na capital baiana em 2021, seis envolvem motociclistas. Ele acrescenta que esta situação, alarmante por si só, é agravada pela pandemia, período no qual as UTI’s estão lotadas.

“Se compararmos com o mesmo período do ano passado, houve uma queda nas ocorrências envolvendo motociclistas. Porém, os números deste ano ainda nos preocupam. Queremos, com esta campanha, sensibilizar esses condutores, alertar sobre os riscos do excesso de velocidade”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Além da campanha publicitária, a Transalvador realizou uma série de atividades ao longo do mês de maio. Dentre elas estão a divulgação do material educativo do programa Vivo na Moto em lojas de vendas de peças de motos e autoescolas; o curso homônimo de atualização em pilotagem segura para mototaxistas e motofretistas profissionais; e o Colóquio sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PnaTrans).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados