Serviços de saúde são os mais demandados nas Prefeituras-Bairro

Criadas com o intuito de descentralizar os serviços oferecidos pela administração municipal, as dez Prefeituras-Bairro (PBs) têm se destacado pela grande procura da população pelos serviços da área de saúde. As unidades oferecem marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos e até recadastramento do cartão SUS, documento necessário para a vacinação contra a Covid-19.

Nestes quase cinco meses de 2021, por exemplo, as unidades atenderam mais de 38 mil solicitações envolvendo o cartão SUS e realizou cerca de 23 mil marcações de consultas médicas. Somente na Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, o número de atendimentos referentes ao cartão SUS chegou a quase oito mil, e foram realizados quase cinco mil agendamentos para encaminhamento médico. Outra recordista no quantitativo de atendimentos foi Itapuã, com 7,2 mil atendimentos para o cartão SUS e 3.460 solicitações de consultas e exames.

“As Prefeituras-Bairro exercem papel fundamental na realização de serviços relacionados à saúde e, em muitas unidades, chegam a ser os mais requisitados. No caso da unidade de Valéria, por exemplo, a dispensação de medicamentos representa quase 50% dos serviços realizados neste ano, mostrando a relevância da PB para a população da região”, afirma o titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes.

Praticidade – Aos 45 anos, Ricardo Luiz veio de Juazeiro em busca de atendimento médico. Ele, que é cadeirante, esteve na Prefeitura-Bairro Centro para solicitar regulação para uma cirurgia de reparo. Pela primeira vez na unidade, ele elogiou os atendentes e a atenção que foi dada desde a chegada ao local.

Direto de Natal (RN), Bruno Souza está morando em Salvador há 15 dias e precisou alterar o cadastro do SUS. “Fiz o agendamento rapidinho pelo WhatsApp e o atendimento foi bem tranquilo. Eles tentam ajudar a fazer essa transferência de forma prática, espero que dê tudo certo”, disse o jovem.

O subprefeito da unidade Centro, Alan Muniz, destacou que, desde a retomada das atividades presenciais no início deste mês de maio, a demanda para os serviços de saúde segue alta. “A gente sabe a previsão de pessoas que estarão aqui – nesta segunda foram atendidos 50 cidadãos só para demandas referentes ao cartão SUS. Fazemos o levantamento e triagem para atender o cidadão com agilidade e conforto para que tudo ocorra nas perfeitas condições.”

Agendamento – Os atendimentos nas dez Prefeituras–Bairro serão realizados mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada. salvador. ba. gov. br, pelo APP Fala Salvador Cidadão ou pelo WhatsApp, em contato com a assistente virtual Jana, através do número (71) 98392-3927.

Para mais informações ou dúvidas o cidadão pode entrar em contato pelo Fala Salvador, no número 156. Em caso de dúvida, é possível conferir no site www. prefeiturabairro. salvador. ba. gov. br quais serviços são prestados em cada unidade.

As dez Prefeituras-Bairro são divididas por regiões. São elas: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Valéria, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Liberdade/São Caetano.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados