Estudantes representam Salvador na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Prova presencial e online abre possibilidade para os alunos do 9º ano representarem o Brasil nas Olimpíadas da América Latina e Mundial

Começa, na próxima quinta-feira (27/05), a 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. A competição, que reúne escolas públicas e privadas de todo o Brasil, além de instituições de ensino em outros países que possuem a língua portuguesa como idioma oficial, terá a participação de alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Cândido Portinari.

“A prova da OBA vai reunir questões objetivas e discursivas sobre cartografia, planetas, raios solares, hemisférios, distância, luminosidade, peso, constelação, efeito doppler, missões espaciais e vários outros assuntos que pertencem à área. No caso dos estudantes do 9º ano com maior destaque, terão em mãos uma medalha e a chance de disputar a seletiva internacional, ainda em 2021”, explica o professor de Biologia, representante do Colégio Portinari na Olimpíada, Luiz Amorim.

Após a seletiva internacional, os 100 melhores alunos do 9º ano vão participar de nova seletiva, restando apenas 40, que serão submetidos a treinamentos e novas provas. Por fim, os mais bem ranqueados serão divididos em equipes e representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica – IOAA, e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica – OLAA.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB, a OBA foi criada em 1998 tem como objetivo difundir entre os jovens o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins. Dividido em quatro níveis, de acordo com as séries dos participantes, o projeto reúne alunos do 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Outras informações estão disponíveis no site oficial www.oba.org.br.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados