Medidas de enfrentamento à pandemia são prorrogadas até 1º de junho em Salvador

Devido ao avanço da Covid-19 em Salvador, a Prefeitura prorrogará as medidas de combate à pandemia e preservação à vida até 1º de junho. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis durante coletiva virtual, realizada nesta segunda-feira (24). Na ocasião, o chefe do Executivo municipal apresentou um balanço do atual cenário epidemiológico e o processo de vacinação na cidade.

Um dos números que mais tem preocupado é a demanda por leitos clínicos. Hoje (24), a capital amanheceu com 42 pessoas aguardando regulação por vagas do tipo nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Há uma procura grande por leitos clínicos. Isso indica que os pacientes estão chegando com sintomas mais leves, porém, o número é expressivo. Já começa a ter uma pressão sobre as UPAs e isso confirma que podemos estar diante de uma terceira onda ou do recrudescimento da segunda onda, ou seja, ela caiu, estabilizou e voltou a crescer”, disse o prefeito.

A taxa de ocupação de leitos clínicos atualmente está em 76%, refletindo tendência de alta. Nas vagas de UTI, o índice segue em estabilidade, com 79%. Já na área pediátrica e de terapia intensiva, a ocupação dos leitos clínicos está em 70%.

Na rede privada, o patamar de preenchimento de leitos para o tratamento da Covid-19 tem sido similar ao da rede pública. No sábado (22), o Hospital Santa Izabel estava com ocupação de 78%; o Português, 79%; o Aliança, 74%; o Cárdio Pulmonar, 76%; o São Rafael, 81%; o Jorge Valente, 82%; e o da Bahia, 81% de ocupação.

Casos – Na 19ª semana da pandemia em 2021, o volume de casos de pessoas com coronavírus apresenta queda de 5%, sendo que 469 pessoas são diagnosticadas com a doença diariamente. O fator RT, que indica a taxa de transmissão do vírus, está em 0,53, seguindo abaixo de 1, nível recomendado pelas autoridades sanitárias para manter a pandemia sob controle. Nesses 14 meses de crise sanitária da Covid-19, a capital baiana registra 203.867 casos.

O índice de óbitos decorrentes do coronavírus apresentou queda de 14% em Salvador, mas, conforme explicado por Bruno Reis, o número ainda está em atualização e tende a aumentar à medida que haja crescimento de casos. Segundo o balanço, 21 pessoas morrem diariamente pela doença.

Decisões conjuntas – O prefeito fez um apelo para que a população colabore no combate ao coronavírus, a fim de evitar a explosão de novos casos da doença. Ele lembrou que, no último sábado (22), uma reunião entre prefeitos da Região Metropolitana de Salvador e o governador Rui Costa definiu o retorno de medidas restritivas de isolamento social.

“Com as decisões sendo tomadas em conjunto fica mais fácil conscientizar a população do momento que estamos vivendo. Todos passamos a ter a mesma narrativa e discurso”, pontuou.

Ficou determinado que, em Salvador, o toque de recolher estadual, entre segunda e quinta-feira, permanece de 22h às 5h. Já no final de semana, isto é, sexta, sábado e domingo, essa restrição é antecipada para 20h. Também está proibida venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, incluindo por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 20h de sexta (28) até as 5h da segunda-feira (31).

“É hora de continuarmos unidos com propósito único de vencermos a pandemia. Ninguém quer mais adotar medidas restritivas, pois, sabemos das dificuldades no campo econômico, no social. Mas, como sempre foi e sempre será, a prioridade é salvar vidas”, pontuou Bruno Reis.

Vacinação e cuidados – O prefeito reforçou que a vacinação, somada às medidas sanitárias que devem ser adotadas por toda a população, como uso de máscara, higienização de mãos e de evitar aglomeração, é a arma mais eficiente para conter a pandemia da Covid-19. Por isso, Salvador não tem medido esforços para imunizar os soteropolitanos com a maior celeridade possível.

A capital baiana já tem 34,6% da população vacinada. São 1.063.749 doses aplicadas, sendo que 720.784 cidadãos tomaram a primeira e 342.965, a segunda dose. “No sábado (22), vacinamos 18 mil pessoas com a primeira dose. Já estamos praticamente concluindo todo o público de 57 anos ou mais, além de diversas categorias profissionais. Esse final de semana não chegou mais doses da vacina e esperamos que chegue novo lote ainda hoje (24)”, afirmou Bruno Reis.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados