Creche municipal em Cassange tem 30% dos alunos em sala de aula

“Estou adorando voltar pra escola, estava com saudades de meus coleguinhas e das professoras”, conta Acsa Vitória Ferreira Santos, de 5 anos. Ela faz parte dos 30% de alunos da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cassange, situada em Itapuã, que retornaram às aulas presenciais.

Além de seguir os protocolos gerais elaborados pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), a gestão elaborou as normas específicas para a unidade de forma a aumentar a segurança sanitária. A substituição da mochila por um classificador plástico para melhor higienização, atendimento aos pais somente com agendamento e no turno oposto, foram algumas das regras definidas.

“Antes de voltarmos às aulas presenciais, fizemos uma reunião com os responsáveis das crianças, disponibilizamos o ônibus escolar para trazer os pais e as mães, formamos pequenos grupos para evitar aglomeração e discutimos sobre as mudanças que deveríamos fazer em nossa escola. Então, todo o protocolo foi elaborado não só pela gestão, mas pelos funcionários e familiares, com o objetivo de garantir um ambiente onde toda a comunidade escolar tenha tranquilidade”, relata a vice-diretora Dayse Sueli Oliveira Lordelo.

A escola segue rigorosamente as exigências sanitárias contra a Covid-19: os funcionários da limpeza foram orientados a redobrar os cuidados com a higienização do ambiente, as turmas foram separadas, cada sala consta no máximo oito alunos, as aulas ocorrem em rodízio, todos os cômodos estão sinalizados e o parquinho foi retirado. “Por se tratar de crianças muito pequenas, temos que ficar mais atentas a qualquer alteração. Criamos um grupo de WhatsApp por turma para comunicarmos aos responsáveis qualquer intercorrência”, completa a vice-diretora.

De acordo com Dayse, a retomada das aulas presenciais se faz necessária pelas condições da comunidade. “Temos um público muito carente, onde nem todos têm acesso à tecnologia. Constatamos que as aulas remotas não atingiram a totalidade de alunos. Além disso, as mães e pais precisam que as crianças estejam na escola para que possam trabalhar”, frisa.

Rotina – Vilmaria Santana, que trabalha na área de serviços gerais na creche, fala sobre a importância de deixar a unidade escolar sempre higienizada. “É tudo novo para todos nós. O cuidado tem que ser redobrado, principalmente nessa área que eu atuo, que é a parte da limpeza. Temos que ter todo o cuidado com a criança na hora de ir ao banheiro e também na maneira de como temos que higienizar os sanitários e toda escola. É uma fase de adaptação para todos”, relata.

A monitora do ônibus que transporta as crianças, Iranildes Souza, destacou a importância de estar sempre atenta com as crianças neste momento de retomada para que elas possam estar em total segurança. “É um trabalho novo para mim, mas está sendo uma experiência única com as crianças nessa pandemia. Elas são orientadas a se sentarem em bancos separados, coloco o cinto de segurança, passam álcool em gel nas mãos, meço a temperatura delas. E as crianças estão bem cientes de tudo que é preciso fazer”, conta.

O lanche está sendo servido na sala de aula, seguindo os protocolos de segurança e com a ajuda do grupo de apoio. Mesmo sem ver a criançada no refeitório, a merendeira Aline Gonzaga de Santana não esconde a felicidade de tê-las de volta ao ambiente escolar. “Momento bom, voltando à rotina da escola. Nossas crianças estão comendo direitinho, tudo que a gente coloca eles gostam, os pratos voltam vazios. Diferentemente de outros anos que ia muita coisa para o lixo, hoje eles limpam os pratos. É uma felicidade pra gente”. Foto: André Carvalho/Smed

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados