Salvador: Projeto indica criação de centro de saúde para população negra

O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, Dr. José Antonio (PTB), sugere, através do Projeto de Indicação nº 14/2021), direcionado ao prefeito Bruno Reis, a implementação do Centro de Referência Municipal de Pró-Saúde da População Negra.

O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso da população negra aos serviços de saúde. O parlamentar, que também é médico, considera a incidência de doenças prevalentes na raça negra, em virtude de fatores genéticos que aumentam a vulnerabilidade a determinadas enfermidades, como hipertensão arterial, diabetes mellitus (tipo II), glaucoma, anemia falciforme e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, etc.

O vereador destaca que, de acordo com o IBGE, Salvador é a capital mais negra do Brasil e a cidade mais negra do mundo fora da África, com mais de 80% da população autodeclarada negra.

“Diante do racismo estrutural enraizado na nossa sociedade, se faz necessário pensarmos em criar políticas públicas de combate à discriminação racial e dar ao povo negro mais oportunidades no que tange à saúde pública”, disse o Dr. José Antonio.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados