“Sem a limpeza urbana a cidade se torna doente”, diz Suica

O Dia do Gari é comemorado em 16 de maio, mas a homenagem para a categoria aconteceu na manhã desta sexta-feira (14/05), pela Câmara Municipal do Salvador, através de videoconferência. Cerca de 60 pessoas participaram da palestra que teve como objetivo, valorizar os profissionais que tem um papel importante na sociedade. A iniciativa foi do vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

Em seu primeiro momento, o edil petista dedicou a Sessão Especial à chacina que ocorreu em Jacarezinho no Rio de Janeiro e aos dois jovens mortos no Atakarejo em Salvador. “Quem morre e está preso é preto e quem está solto é o branco, presto essa homenagem a essas pessoas que perderam suas vidas. Dedico também as 430 mil pessoas abatidas pela covid-19, por falta de responsabilidade do governo federal”, declara.

O mentor da sessão aproveitou e agradeceu as empresas terceirizadas que irão prestar homenagens também aos agentes. “Quero agradecer as empresas que hoje e a partir da semana que vem, começa a prestar homenagem aos trabalhadores de limpeza pela valorização da profissão, porque nem sempre foi assim. Os garis eram chamados por diversos nomes pejorativos, era uma categoria invisível, só era visível quando tinha paralisação. Eu fico muito orgulhoso quando vejo a grande mídia falando desses trabalhadores, prestando homenagens, contando o dia a dia”, pontua.

O petista lembra que a historia de luta do sindicato é extensa. Suica informa que na Bahia, a categoria avançou muito e que hoje existe o Sindicato Patronal da Limpeza urbana, um processo que facilitou as negociações com a organização, além de possuir a Convenção Coletiva. “Nós temos a melhor convenção social de trabalhadores de limpeza urbana do Brasil, fomos os primeiros a conseguir assistência médica, vale-alimentação e somos os primeiros e únicos em receber gratificação no período de Carnaval e queremos ampliar para outras festas”, diz.

Suíca lembra que ainda na gestão de ACM Neto, ele precisou sentar com o ex-prefeito para impedir a demissão de mais de duas mil pessoas da limpeza por conta da crise sanitária da covid, alguns contratos estavam sendo encerrados. “Nós não aceitamos, o Sindilimp não aceitou, o sindicato argumentou com os empresários que não receberam reajuste em seus contratos, então, nós garantimos com o instrumento que os agentes conseguiram que foi o mandato para a cidade que se espalha pelo estado”, pontua.

O Edil petista disse que nesse caminhar, obteve ajuda de alguns parceiros, como o deputado Federal Jorge Solla que com o início da imunização em Salvador, no mês de abril, outras cidades baianas também seguiram o projeto de lei 1011/20, aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, de autoria dos parlamentares federais Jorge Solla (PT-BA) e Léo de Brito (PT-AC).

O parlamentar agradeceu emocionado a Coordenadora-geral do Sindilimp Ana Angélica. Suíca salienta que não saberia fazer um trabalho tão bem elaborado como o que Ana Angélica realiza, “Ana deixou seus filhos, aceitou nosso convite para compor a direção do Sindilimp. Ela vem transformando a organização, na pior crise que os agentes da limpeza já sofreram de todos os tempos com a reforma trabalhista, Ana Angélica vem dando aula como conduzir uma gestão. Ela é uma parceira, irmã e amiga”, elogia.

O parlamentar prestou homenagem também, ainda na sessão, ao companheiro Edson Conceição que foi presidente do Sindilimp, que infelizmente faleceu em 2019, vitima de um AVC (acidente vascular cerebral) AVC. “Edson foi um filho para mim, foi um cara importante para todos, conquistamos muito, deixou saudades”.

Já a Coordenadora-Geral do Sindilimp agradeceu a Suíca por ensinar a olhar para a categoria como verdadeiros heróis. “Esses trabalhadores e margaridas são verdadeiros heróis. Em 2001 fui convidada para ingressar nessa equipe do sindicato e ao longo do tempo, estamos construindo muita coisa importante de direitos. O que mais construímos além dos benefícios, foi a visibilidade que a nossa categoria vem tendo, nossos trabalhadores hoje são reconhecidos, a população ver hoje a grandiosidade dos profissionais, uma delas é proporcionar saúde para a população”, fala.

Quem também trouxe um importante discurso foi o presidente da Limpurb Omar Gordilho que ressaltou a importância dos defensores dos agentes de limpeza e agradeceu. “Só temos de agradecer a todos esses serviços prestados. Essa luta da vacina é uma grande conquista, uma vitória alcançada pelo vereador Suíca , nossa luta contínua para vacinar todos”, disse Gordilho.

A Mesa de Honra foi composta pelo proponente da homenagem, o vereador Luiz Carlos Suíca, Coordenadora-geral do Sindlimp Ana angélica, componentes do Bando de Teatro Olodum, presidente da Limpurb Omar Gordilho, cantor Dão Black, a liderança do Sindicato Patronal Fábio e diversas lideranças dos bairros em Salvador.

Entre os participantes a trabalhadora de limpeza urbana, a margarida, Tatiana Nascimento disse que ser grata, na luta pela vacina. “Passarei o dia do gari vacinado, graças a Deus, ao Sindilimp e ao vereador. Todos estão de parabéns”, ressalta.

Fábio falou em nome do Sindicato Patronal das empresas e agradeceu. “Foi brilhante a condução do vereador nesse processo da vacinação. Se nós somos essenciais na execução dos serviços, precisamos ser essenciais no grupo como prioridade na vacina. Parabéns a todo o grupo por essa grande conquista, ninguém faz nada sozinho, então, hoje é o dia de gratidão, de auto-estima valorização profissional. Ana Angélica com o Sindilimp e todos, foram excelentes nessa e outras conquistas, coisas que foram conquistadas ao longo do tempo, tiro meu chapéu a esse Sindicato”, pontua Fábio.

A sessão Especial deixou claro que todos os garis devem se sentir valorizado pela ação social que realizam, pois, muitos estão tendo oportunidade de uma inserção social através do trabalho. A visibilidade e direitos conquistados foram à base de lutas a missão é continuar conquistando mais e expandindo para todo o estado da Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados